Oito alunos da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) embarcam nesta quinta-feira, dia 21, para Londrina, onde acontecem os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS). Os atletas participarão das corridas de 100, 200 e 400 metros, lançamento de dardo e disco e arremesso de peso.

 

 

De acordo com o estagiário da área esportiva da Apadevi, Bruno Costa, os alunos da associação também participaram das duas edições anteriores dos PARAJAPS. “Em 2013, levamos duas atletas que conseguiram seis medalhas. Já em 2012, fomos em três e conseguimos nove medalhas”, relembra.

Stefany Borba está indo para os Jogos pelo terceiro ano seguido e conta que sempre que possível vai representar a Apadevi nas competições. “Eu corro 100, 200 e 400 metros nos Jogos e gosto muito de participar dessas competições. Sempre vou nos Jogos Abertos, nas Paraolimpíadas Escolares, no Circuito Caixa e nos Jogos Paranaenses”.

Já Mariele Ferreira treina há apenas um mês, mas conta que está empolgada para participar das competições nos próximos anos. “Ainda estou no começo, aprendendo aos poucos, mas pretendo participar das competições assim que estiver preparada”.

A assistente social da entidade, Regina Rosa, explica que o esporte é um fator importante na reeducação visual dos alunos. “A prática das modalidades de atletismo é algo a mais para eles dentro das nossas atividades e os incentiva a competir e cuidar da saúde física”.

Este ano, na terceira edição dos Jogos, além dos oito atletas, quatro representantes da Apadevi vão acompanhar e participar das competições como guias dos deficientes visuais.