A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) de Ponta Grossa atende e realiza diversas ações com crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. Dentre as atividades realizadas, está a aula de música, que estimula a percepção e oferece uma nova forma de ver o mundo.

 

São atendidas doze crianças de 6 a 12 anos. As aulas acontecem toda quinta-feira, às 15 horas. São ensinadas práticas de canto coral e também instrumentalização. Dentre os instrumentos utilizados estão o violão, contrabaixo, percussão e bateria. Algumas apenas cantam enquanto outras cantam e tocam, dando ritmo à música ensaiada.

A assistente social Regina Rosa conta que há oito anos os adultos atendidos pela Apadevi tem aula de canto coral e as crianças e adolescentes participam dessas aulas há dois anos. No entanto, em novembro de 2014, o professor Ricardo formou uma banda para apresentações em eventos da Associação.

Raquel Nunes é voluntária e realiza trabalhos manuais enquanto espera a filha Graziele Nunes, de nove anos, terminar o ensaio da banda. Raquel conta que sua filha faz parte da Apadevi há dois anos. “O tratamento é muito bom. Quando ela entrou, o óculos dela era de 5 graus, agora ela usa 2,5”, comenta.

O professor Ricardo, responsável pela banda, revela que as crianças são estimuladas desde a primeira aula para desenvolver suas habilidades. “É preciso ter uma certa aptidão para a música. Não é só pegar e sair tocando”, afirma ele. Ricardo revela ainda que é preciso ter harmonia entre o grupo para que o resultado seja positivo.

O professor comenta que a colaboração de professores voluntários é bem-vinda. Os interessados devem procurar a Apadevi para marcar entrevista e agendar os horários das aulas.

O coral faz apresentações dentro e fora da instituição. Para agendar uma apresentação, basta procurar a direção da Apadevi. Porém, é importante que o agendamento seja realizado com antecedência.

A próxima apresentação do grupo está marcada para a comemoração do Dia das Mães, em maio, na Apadevi.


Arquivo Comunitário:
01/01/2014 - Estudantes da Apadevi não conseguem frequentar curso de música no Maestro Paulino