Atividade de estimulação visual tem temática voltada á Semana da Pátria na Apadevi (Foto: Letícia de Queiroz)

O setor de reeducação visual da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) realizou, na primeira semana de setembro, atividades voltadas à temática do Dia Independência do Brasil. Nas aulas, que se baseiam no método Self Healing, os alunos puderam realizar pinturas explorando símbolos ligados à Semana da Pátria.

O método Self Healing visa estimular a percepção visual dos alunos. A professora que comanda as atividades da reeducação visual, Rosemari Buss, explica que as aulas são divididas em três momentos. O objetivo é que cada etapa estimule e melhore a percepção visual dos alunos.
Rosemari descreve que a primeira etapa envolve atividade de percepção corporal. O passo seguinte é voltado à educação visual e, por fim, acontece a atividade de pintura.
“Gosto de dar atividades que envolvam a pintura porque no desenho tem um limite de até onde eles podem colorir e podemos avaliar, a partir disso, como eles estão se saindo”, afirma.
A professora explica a escolha da Semana da Pátria está ligada à metodologia de trabalho. Os exercícios para reeducação visual variam, mas se concentram sempre em temáticas específicas de cada período do ano, como as datas comemorativas.
Angélica Ferreira frequenta a Apadevi desde os dois anos de idade. A aluna relata que as atividades relacionadas à educação visual, como a pintura, são as que mais fazem falta no período de férias.
Para evitar o retrocesso do desenvolvimento visual obtido no período das aulas, Angélica busca se exercitar em casa. “Vimos pelas férias, tempo que ficamos sem a atividade, que já muda e fica mais difícil. Nesses momentos, procuro fazer exercícios em casa, quando vejo que estou com ardência na vista”.

Arquivo Portal Comunitário

28/09/2016: O herói por trás do paratleta

23/04/2015: Apadevi disponibiliza aulas de musicalização para crianças e adolescentes com deficiência visual