O professor é fundamental para orientar o posicionamento do atleta durante a prova

Após serem suspensos dos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajaps) 2016, que acontecem no início de dezembro, atletas da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) retomam treinamentos já pensando no calendário de competições de 2017.


A equipe de atletismo existe há cinco anos e disputava regularmente o Parajaps. No ano passado, por problemas internos, a Apadevi preferiu não participar. Por conta disso, foram punidos e só poderão voltar a competição no próximo ano.

Apesar da punição, a equipe não parou os treinamentos. Segundo o professor responsável, Wanderley Meira, a preparação e o ritmo dos treinos foram modificados, já que agora terão cerca de quatro meses até o próximo torneio, o Circuito Caixa.

Alguns atletas estão aproveitando este período para desenvolverem novas habilidades, em outras provas. Laertes Lemes, que já é atleta desde 2010 e que compete pela Apadevi há dois anos, já disputava provas de velocidade e agora está em preparação para o arremesso de peso e de dardos.

O Circuito é considerado a disputa mais importante do ano para os paratletas e será realizado em março do próximo ano. A equipe de Ponta Grossa compete na etapa Rio Sul. Da fase Rio-Sul, os atletas com melhores índices se classificam para a fase nacional.

Meira afirma que atualmente o elenco possui seis competidores com índices do ranking brasileiro. Para garantirem a classificação, é necessário repetir os feitos dos treinamentos durante as provas do Circuito.

Sthephane Borba e Ana Franco treinam há cinco e três anos, respectivamente, e já possuem índices nacionais. A expectativa é de conseguirem bons resultados e garantirem vaga para a fase nacional do Circuito.

Cerca de 10 atletas fazem parte da equipe de atletismo, que é uma das atividades desenvolvidas pela Apadevi. O trabalho tem como intuito o desenvolvimento de esportes pelos deficientes visuais. A entidade é quem mantém o projeto e garante o financiamento para as competições.

Os alunos estão aproveitando o fim do ano para se preparem para o calendário de competições de 2017

Arquivo Portal Comunitário: Apadevi incentiva prática esportiva e monta projeto de Escola de Atletismo.

Salvar

Salvar

Salvar