Na eleição para a nova diretoria do Núcleo de Ponta Grossa da Associação de Professores do Paraná (APP), a vencedora foi a Chapa 1 – Somos Mais APP, com 46% dos votos. Outras duas chapas também concorreram à gestão: Chapa 2 – APP Independente e Chapa 4 – Hora da Mudança.

 A eleição aconteceu no último dia 10, na sede da APP e teve 2.124 eleitores. Foram 977 votos para a Chapa 1 – Somos Mais APP, 456 para a Chapa 2 – APP Independente e 554 para a Chapa 4 – Hora da Mudança. Foram contabilizados 118 votos brancos e 19 nulos.

A Chapa Somos Mais APP entra agora em seu quarto mandato na diretoria do Núcleo de Ponta Grossa da APP. Cada mandato dura três anos, e é obrigatória a renovação de pelo menos 25% da chapa a cada nova eleição.

A integrante da Chapa 1 e atual presidente da APP, Vera Morais, acredita que a quarta vitória consecutiva se deve às conquistas que a categoria conseguiu nos últimos anos. De acordo com a presidente, quando a chapa assumiu pela primeira vez a gestão, a associação tinha 1.800 sindicalizados e o número cresceu para 6.000.

“Nosso objetivo sempre foi investir na formação humanitária. Queremos continuar o trabalho que fizemos nos últimos anos, em busca da escola pública de qualidade para a classe trabalhadora”.

Um eleitor que não quis se identificar afirma que votou na Chapa Somos Mais APP, pela experiência das últimas gestões. “Gostei do trabalho que foi feito, a categoria teve muitas conquistas e vem melhorando o acordo com o governo também”.

O representante da Chapa 4 - Hora da Mudança, Rodrigo Guidini, avalia a campanha eleitoral como produtiva, mas diz que a autonomia política pode ter sido um fator decisivo para a derrota de sua chapa.

“Desde o início deixamos claro que, diferente das outras chapas, nós não tínhamos apoio de partidos políticos ou centrais sindicais. E o grupo vencedor era mais conhecido também. Acredito que tudo isso influenciou”, explica.