Conheça a trajetória de Lucélia Clarindo, idealizadora do projeto Bando da Leitura

Atrás de Lucélia, o nome de todas as crianças que já participaram do projeto, registrado em uma das paredes da sede do Bando da Leitura. ( Foto: Mayara Mirante)

O caminho dizia muito sobre o destino. O sol forte da tarde batia sobre os detalhes de uma pacata vizinhança, localizada no bairro de Oficinas. As ruas eram ladeadas por troncos antigos de árvores fartas de sombra. A calçada era convidativa aos poucos pedestres que passavam por ali. Casas de família e terrenos baldios, que eram os lares de árvores e de mato, se misturavam na paisagem.

Palhaços divertem crianças do Bando da Leitura durante o Sorvete com Poesia

O grupo, voltado à promoção da leitura, já está realizando as atividades de fechamento de 2016 e a programação de festividades de fim de ano. Na última sexta-feira, dia 16, o Bando da Leitura se reuniu para os preparativos da festa de natal, oficina de enfeites e cartões. Dias antes, foi a vez do evento Sorvete com Poesia.

Apresentações de teatro e de coral estão entre as atividades culturais previstas para o mês das crianças

Com inúmeras iniciativas voltadas ao publico infantil, o Bando da Leitura traz projeto voltado ao Dia das Crianças - Foto: Nathasja Rotter

No mês de outubro, o Bando da Leitura promove durante dois dias ações culturais em comemoração ao Dia das Crianças. Nesta sexta-feira, dia 7, a programação é voltada às atividades teatrais, com a apresentação do espetáculo ‘Uma Aventura pelo Mundo dos Livros’. Na próxima semana, no dia 14, as atividades ficam por conta da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, com o projeto ‘Curta sua Orquestra’.

Lucélia Clarindo, do Bando da Leitura, leva a técnica de contação de histórias para VIII Feira do Livro

Durante a oficina, Lucélia contou algumas de suas histórias para elucidar as técnicas ensinadas - Foto: Nathasja Rotter

O público que participou da oficina 'Leitura em Verso e Prosa', na manhã da última quinta-feira, dia 8, pôde conferir a versatilidade da aplicação da técnica da contação de histórias. A atividade, realizada na Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei, contou com exercícios práticos, conversas sobre a vivência dos participantes e com as formas de abordar cada história.

Com oito anos de atividades completos no mês de março, o Bando da Leitura continua atraindo cada vez mais crianças e adultos para o mundo da literatura e se consolidando como um dos projetos sociais mais importantes da cidade. De forma simples e com as portas sempre abertas para quem quiser se juntar a esse bando.