Em Ponta Grossa existem 81 escolas municipais e 46 escolas estaduais. Das estaduais, todas possuem biblioteca em uso ou não. Cerca de 23 escolas municipais usam a biblioteca como sala de computação também, o que dificulta a concentração nos livros.

 bando multi
Para a professora de literatura Adriana Soares Silveira, desenvolver o hábito da leitura nas crianças desde cedo é muito importante para que elas desenvolvam a criatividade e hábitos saudáveis de vida. “A literatura infantil é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos”, relata a professora.

 


De acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Educação da Universidade de São Paulo – USP, ao longo dos anos a educação se preocupa em desenvolver um indivíduo pleno, capaz de raciocinar, se expressar e exercer sua função de cidadão, e a leitura ajuda a estimular isso.


Maria Luiza Fernandes Mello, de 25 anos, sempre se interessou pela leitura. Ela conta que desde muito nova lembra-se da mãe a levando em livrarias para escolher algum livro, principalmente perto das férias. “Sempre fui incentivada a ler pela minha família, e hoje, com o meu filho [2 anos] eu faço o mesmo. Leio histórias para ele todas as noites e compro aqueles livrinhos para ele brincar, mesmo ele não sabendo ler ainda”. 

O Bando da Leitura é considerado um Ponto de Cultura, e realiza atividades de leitura todas as quartas-feiras. As crianças que participam são livres para escolher o que querem ler, e logo após a leitura elas encenam as histórias que leram e conversam sobre elas.


Para participar do Bando da Leitura é só entrar em contato com Lucélia Clarindo, presidente. O telefone para contato é (42)3229-5334. A sede fica na rua Roberto Auer, 141, em Oficinas.

 

Próximo bloco: Abrigo para menores de idade em PG pode encerrar atividades