Apresentações de teatro e de coral estão entre as atividades culturais previstas para o mês das crianças

Com inúmeras iniciativas voltadas ao publico infantil, o Bando da Leitura traz projeto voltado ao Dia das Crianças - Foto: Nathasja Rotter

No mês de outubro, o Bando da Leitura promove durante dois dias ações culturais em comemoração ao Dia das Crianças. Nesta sexta-feira, dia 7, a programação é voltada às atividades teatrais, com a apresentação do espetáculo ‘Uma Aventura pelo Mundo dos Livros’. Na próxima semana, no dia 14, as atividades ficam por conta da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, com o projeto ‘Curta sua Orquestra’.

 


O projeto é resultado da ação voluntária de estímulo à leitura desenvolvida pela professora Lucélia Clarindo. O Bando da Leitura, que é um projeto desenvolvido desde 2007, atrai crianças de todas as idades.

Segundo Lucélia, todos os anos, o Bando promove atividades em comemoração ao Dia das Crianças. “Com a entrada do mês de outubro, eu fiquei me questionando sobre o que poderíamos proporcionar às crianças desta vez?’’, comenta.

Além da apresentação da peça teatral, também serão realizadas dinâmicas teatrais com os atores. Sobre a parceria com o Bando da Leitura, a diretora da peça Michella Franca comenta: “Estamos estreando um espetáculo que incentiva a leitura e por que não levar ao Bando? Um ambiente que exala a magia dos livros’’.

O espetáculo ‘Uma Aventura pelo Mundo dos Livros’ conta a história de João, um menino que não gosta de ler e que é transportado para dentro um livro. João, após o episódio, descobre a magia dos livros. A peça é uma produção do grupo de teatro ‘Um Dia de Arte’, formado em 2014.

Além das atividades teatrais, o Bando também irá receber uma programação musical com a apresentação do projeto ‘Curta sua Orquestra’. A administradora da OSPG, Luana Nascimento, comenta que o projeto visa promover atividades de música clássica a um público historicamente marginalizado. Pela primeira vez, a Orquestra se apresentará no Bando da Leitura. “Como eu já conhecia o trabalho da Lucélia, logo no começo do ano, coloquei o Bando como uma das instituições a serem visitadas. Optamos por ir lá em outubro pela data comemorativa da criança”, relata Luana.

As atividades culturais, peça de teatro e apresentação do coral, acontecem nos dias 07 e 14 deste mês, às duas horas da tarde, na sede do Bando da Leitura, que fica localizada na rua Roberto Auer, 130, no bairro Oficinas.