bando1-07-07-11Bandinho da leitura é um projeto do Bando da Leitura destinado aos pais e responsáveis de crianças de três a cinco anos. O projeto existe desde novembro de 2010, e os encontros acontecem no primeiro sábado do mês, na sede do Bando, no bairro Oficinas.

O Bando da Leitura foi iniciado em 2007 por Lucélia Clarindo, professora aposentada, com o objetivo de oferecer às a oportunidade de ler livros, desenhar e conhecer mais sobre o universo da leitura. O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura como ''ponto de leitura'.

Desde novembro do ano passado o Bando da Leitura está com o projeto que inicia crianças no universo da leitura. O “bandinho da leitura” acontece sempre no primeiro sábado do mês.

Lucélia Clarindo, professora aposentada e fundadora do grupo, explica que o bandinho surgiu quando ela foi contar histórias em uma escola, uma das mães pediu pra fazer uma visita e o projeto deu certo.

A professora conta que os encontros começam com ela contando uma história para as crianças, depois os pais acompanham lendo histórias e brincando com os fantoches.

Ela relata ainda que a cada encontro o número de pessoas aumenta. “Os pais sempre voltam. Tem um casal que veio desde o começo. Eles querem ajudar, parabenizam a iniciativa, dramatizam, viram crianças”.

A mãe, Lucimara Maeda leva seu filho desde o primeiro encontro. “ O encontro é sempre muito prazeroso e descontraído”.

Para Lucimara, é importante que as crianças tenham um espaço para ler, mas isso deve começar em casa. “Acredito que para as crianças que tem o habito estimulado em casa, elas acabam aproveitando ainda mais o encontro, pois veem que a leitura não é uma atividade só restrita a sua casa.”

Os encontros acontecem no sábado porque é o melhor dia para a participação dos pais das crianças. Lucélia destaca que os pais são importantes para incentivar a leitura dos filhos, pois as crianças tomam os pais como exemplo.

“O bandinho tem esse objetivo também de proporcionar momentos literários das crianças com adultos diretamente. Vendo os pais lendo é sempre mais fácil gostar de ler”, diz.

O projeto é destinado a crianças de três a cinco anos, e os encontros acontecem na sede do Bando da Leitura, que fica na rua Rua Roberto Auer, Vila Ferroviários, no Bairro de Oficinas. Os encontros acontecem no primeiro sábado de cada mês.