O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

O Portal Comunitário é um projeto de extensão implantado pelo Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa conta com a parceria de Associações de moradores, Sindicatos de trabalhadores, Movimentos sociais, Organizações-não governamentais e outras entidades da sociedade civil de Ponta Grossa.

Objetivos
O objetivo principal é criar e manter um espaço na internet para a comunicação dos setores populares entre si e com a sociedade em geral. Além do serviço de produção e publicação de notícias e reportagens, regido pelos princípios da comunicação comunitária, o Portal busca promover a troca de informações e o debate por meio de mecanismos de interatividade, como “enviar notícias”, fóruns de discussão, comentários e pesquisas.

Nesta perspectiva, tem como objetivos específicos: a) contribuir para o fortalecimento dos movimentos sociais locais; b) propiciar às organizações populares locais um instrumento para a construção coletiva de resgates históricos e registro do presente; c) incentivar a inclusão digital; e d) promover a inserção de alunos do curso de Jornalismo nas comunidades de periferia e movimentos sociais, fomentando o conhecimento e o interesse por uma atuação nessa realidade.

Justificativa
A criação e manutenção do portal comunitário tem como justificativa, em primeiro lugar, o reconhecimento da necessidade de construção de espaços independentes e autônomos de comunicação das organizações da sociedade civil - principalmente os movimentos sociais e comunidades de periferia - com a sociedade.

Por ter como suporte a internet, trata-se de um produto jornalístico que envolve custos financeiros relativamente baixos se comparados aos veículos impressos ou à televisão, por exemplo, o que amplia as possibilidades de viabilização por parte dos grupos envolvidos.

Em relação à acessibilidade, cabe ressaltar que, atualmente, segundo dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil, o processo de inclusão digital caminha a passos largos no país. A pesquisa sobre o uso de tecnologias de comunicação e informação no Brasil em 2007 (Pesquisa TIC-2007) revela que 41% da população com idade acima de 10 anos e residente em área urbana já acessou a internet pelo menos uma vez na vida, sendo que, deste total, 87% acessa pelo menos uma vez por semana e 53% o faz diariamente.

Nesse sentido, o próprio projeto deverá trazer uma contribuição, ao prever que páginas de notícias (destacando seu endereço na rede) sejam impressas e afixadas em locais de grande circulação do bairro ou das entidades participantes.

Quem somos
A coordenação do projeto do Portal Comunitário é feita pelas professoras Maria Lúcia Becker e Cíntia Xavier. A responsabilidade pelo desenvolvimento, manutenção e gerenciamento é da Equipe do Projeto de Extensão, composta pelos professores Cíntia Xavier, Edson da Silva e Maria Lúcia Becker e pelos seguintes alunos: Emanuelle Adacheski, Jussara Tech, Mariana Nunes, Marianna Bueno, Michele Massuchin, Nicole Chiaradia e Reinaldo Tavares.

A produção do conteúdo é feita pela turma do terceiro ano do curso de Jornalismo, a partir das disciplinas de Comunicação Comunitária, Webjornalismo e Telejornalismo II. Já a indicação e discussão das pautas tem a participação direta e permanente das entidades e grupos parceiros no projeto – todos que aparecem com espaço próprio dentro do portal.

O Portal Comunitário é desenvolvido com um sistema de gerenciamento de conteúdo concebido e disponibilizado sob a licença GNU/GPL (General Public License), o e-107 (www.e107brasil.net). Para a instalação, configuração e manutenção do sistema, o projeto conta com o apoio técnico de Barbara Tostes.

Todo o conteúdo veiculado neste site está sob Licença Creative Commons.


Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Comunicação - Jornalismo
Campus Central
Praça Santos Andrade, n. 01 - Centro
CEP: 84010-919 - Ponta Grossa - PR
Fone: (42) 3220-3389

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.