O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

O Portal Comunitário é um projeto de extensão implantado pelo Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa conta com a parceria de Associações de moradores, Sindicatos de trabalhadores, Movimentos sociais, Organizações-não governamentais e outras organizações populares da cidade de Ponta Grossa.

Objetivos
O objetivo principal é manter um espaço na internet para a comunicação dos setores populares entre si e com a sociedade em geral. Além do serviço de produção e publicação de notícias e reportagens, regido pelos princípios da comunicação comunitária, o Portal busca promover a troca de informações e o debate por meio de mecanismos de interatividade, como “enviar notícias”, fóruns de discussão, comentários e pesquisas.

Nesta perspectiva, tem como objetivos específicos: a) contribuir para o fortalecimento dos movimentos sociais locais; b) propiciar às organizações populares locais um instrumento para a construção coletiva de resgates históricos e registro do presente; c) incentivar a inclusão digital; e d) promover a inserção de alunos do curso de Jornalismo nas comunidades de periferia e movimentos sociais, fomentando o conhecimento e o interesse por uma atuação nessa realidade.

Justificativa
A manutenção e busca de aperfeiçoamento e ampliação do Portal Comunitário (www.portalcomunitario.jor.br) justifica-se pelos resultados obtidos pelo projeto na sua fase experimental (segundo semestre de 2008), assim como pela constatação de que as razões de sua criação, apontadas no projeto inicial, continuam completamente válidas e atuais.

Do ponto de vista dos ganhos sociais, o portal publicou, de agosto a dezembro, 472 páginas com textos jornalísticos (notícias, reportagens, editoriais, crônicas, notas de divulgação de eventos) relacionados com a vida, necessidades e interesses dos grupos parceiros. Nestas páginas, figuram 498 fotos e demais imagens fixas (gráficos, cartazes, banners). Do total de notícias e reportagens produzidas, 126 ganharam destaque nas páginas de abertura do portal. Além disso, foram publicados, no período, 15 vídeos e 3 áudios.

Avaliações realizadas no final do ano de 2008 revelaram um consenso entre os grupos parceiros quanto ao cumprimento dos objetivos colocados inicialmente pelo projeto, ressaltando-se a contribuição do portal para a visibilidade das entidades/organizações, a divulgação de ações e opiniões, a troca de informações entre os bairros e demais organizações populares, a produção de notícias com o ponto de vista dos cidadãos, a publicação dos problemas enfrentados nos bairros de periferia e nas difíceis condições de trabalho, e o registro das atividades realizadas e das situações relacionadas com os grupos e entidades, de forma a ir se constituindo uma memória coletiva, fundamental do ponto de vista da identidade cultural.

Na perspectiva acadêmica, continuam colocadas as necessidades – atendidas pelo projeto em 2008 – de dar sustentação a um jornal-laboratório que possa ser feito por meio de trabalho interdisciplinar, visando a não só otimizar o uso do tempo dos alunos (ao trabalharem com as mesmas pautas na produção de webreportagens  e peças de telejornalismo) e o uso de equipamentos e laboratórios, mas também e principalmente contribuir para o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos necessários à atuação profissional.
 
Metodologia
A produção do conteúdo jornalístico está sendo feita em 2009 pelas turmas do segundo e do terceiro ano do curso de Jornalismo, a partir das disciplinas de Comunicação Comunitária, Webjornalismo, Telejornalismo II, Seminários I e Redação jornalística II. Já a indicação e discussão das pautas e do processo de apuração continua tendo a participação direta e permanente das entidades e grupos parceiros no projeto.

A turma do terceiro ano, com 34 alunos, está organizada em 10 equipes de três membros e duas de dois. Para a produção, cada equipe se inseriu em três comunidades/ entidades (um bairro, um sindicato e uma entidade de caráter geral). Cada equipe trabalhar sistematicamente com três tipos de produção: notícias, para a atualização diária do site; reportagens multimídia, para a atualização nos finais de semana (a partir do mês de maio); e editoriais sobre os respectivos temas das reportagens, que entram também nos finais de semana. Já a publicação de outros materiais opinativos (como crônicas e artigos) continua na dependência de contribuições livres dos alunos a partir de exercícios realizados na disciplina de Jornalismo Opinativo.

Já a turma do segundo ano dá a sua contribuição por meio da disciplina Redação Jornalística II, com a cobertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. O objetivo é produzir um serviço efetivo de informação sobre as propostas e decisões do Executivo e do Legislativo municipal quanto às políticas públicas urbanas.

A equipe de extensionistas tem a tarefa de organizar e dar suporte para a produção dos alunos, tanto no que diz respeito à relação com os vários grupos da comunidade como no encaminhamento do trabalho diário de publicação de todo o material. Cabe a esta equipe principalmente a responsabilidade pelo conteúdo publicado, tanto como pelo design, navegabilidade, usabilidade e acessibilidade do site.

Quem somos
A coordenação do projeto do Portal Comunitário é feita pelas professoras Maria Lúcia Becker, Cíntia Xavier e Hebe Maria Gonçalves de Oliveira. A responsabilidade pelo desenvolvimento, manutenção e gerenciamento é da Equipe do Projeto de Extensão, composta pelas professoras e pelos seguintes alunos: Emanuelle Adacheski, Jussara Tech, Michele Massuchin, Nicole Chiaradia, Reinaldo Tavares, André Luis Salustiano, Michele Garcia, Ronaldo de Freitas Trancoso Junior, Laís Faria Ribeiro e Hortênsia Franco de Carvalho.

No final de 2008, o projeto do Portal Comunitário foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt Cultura), passando a contar com um apoio financeiro destinado pelo Edital-2008. Trata-se de um programa dos Ministérios da Cultura e da Educação que contempla Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o Brasil. Assim, a partir de abril de 2009, as logomarcas publicadas no rodapé da página inicial do site passaram a constituir crédito e referência ao convênio assinado entre a UEPG e a FAUF (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del-Rei, instituição que colabora na administração e coordenação do Proext Cultura).

O Portal Comunitário é desenvolvido com um sistema de gerenciamento de conteúdo concebido e disponibilizado sob a licença GNU/GPL (General Public License), o e-107 (www.e107brasil.net). Para a instalação, configuração e manutenção do sistema, o projeto conta com o apoio técnico de Barbara Tostes.

Todo o conteúdo veiculado neste site está sob Licença Creative Commons.

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Departamento de Comunicação - Jornalismo
Campus Central
Praça Santos Andrade, n. 01 - Centro
CEP: 84010-919 - Ponta Grossa - PR
Fone: (42) 3220-3389

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O texto acima, publicado em 19 de abril de 2009, foi elaborado a partir de suas duas versões anteriores, acrescentando-se dados atualizados com base na consolidação da experiência desenvolvida em 2008. Clique para conhecer:
O projeto - texto de 28 de outubro de 2008
O projeto - texto de 25 de agosto de 2008