O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

O Portal Comunitário é uma articulação de projeto de extensão e jornal-laboratório on-line do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa conta com a parceria de Associações de moradores, Sindicatos de trabalhadores, Movimentos sociais, Organizações-não governamentais e outras organizações populares da cidade de Ponta Grossa.

É um veículo onde os alunos do curso de Jornalismo – a partir das disciplinas de Comunicação Comunitária, Webjornalismo, Telejornalismo II (do terceiro ano) e Redação Jornalística II (do segundo ano) –, junto com a comunidade envolvida, produzem e publicam conteúdo jornalístico e prestação de serviços.

Em 2010, a proposta é dar continuidade ao trabalho realizado no segundo semestre de 2008 e ano de 2009, o que se justifica tanto com os ganhos sociais e acadêmicos verificados no período quanto pelas possibilidades de avançar abertas no decorrer do desenvolvimento da experiência.

O projeto terminou 2009 com 50 grupos envolvidos (24 associações de moradores, 14 entidades e movimentos sociais e 12 sindicatos de trabalhadores), uma equipe de extensionistas com 26 membros (incluindo professores, alunos das quatro séries do curso de Jornalismo e uma profissional de serviço social) e uma relação considerada produtiva com o conteúdo teórico e prático de quatro disciplinas da grade curricular do curso de Jornalismo.

Tem conseguido manter no ar, há 20 meses, um veículo de comunicação avaliado como útil do ponto de vista pedagógico, da relação universidade-comunidade e, principalmente, do atendimento de necessidades e interesses dos grupos parceiros na área da comunicação.

Como projeto de extensão, teve seu mérito reconhecido primeiramente com a aprovação, por parte do PROEXT-Cultura – programa de Extensão Universitária dos Ministérios da Cultura e Educação –, de uma ajuda financeira para alavancar a iniciativa em 2009. Neste mesmo ano, obteve o segundo lugar no Prêmio de Extensão Universitária 2009, concedido pela Proex-UEPG.

Como veículo de comunicação e instrumento de aprendizagem do jornalismo, obteve o primeiro lugar na categoria de Jornal-Laboratório Online no 14º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná também em 2009.

De agosto de 2008 a dezembro de 2009, o Portal publicou 1.456 páginas com textos jornalísticos (notícias, reportagens, editoriais, crônicas, notas de divulgação de eventos) relacionados com a vida, necessidades e interesses dos grupos parceiros. Nestas páginas, figuram 1.891 fotos e demais imagens fixas (gráficos, cartazes, banners). Além disso, foram publicados 24 vídeos, 10 áudios, 11 slideshows e 4 galerias de fotos.

Este balanço da integração dos grupos ao projeto e da publicação diária de conteúdos inéditos produzidos em conjunto com a comunidade indica o cumprimento do objetivo geral do projeto de “constituir um serviço de produção e divulgação de informações, regido pelos princípios da comunicação comunitária”. O “atendimento das necessidades e interesses de comunidades de periferia”, também especificado no objetivo geral, pode ser constatado tanto no tipo de grupos/entidades buscado para participar do projeto quanto na receptividade e colaboração demonstrada pelos parceiros durante todo o ano.

No cumprimento dos objetivos específicos, além de se constituir como um espaço de divulgação e tomada de conhecimento de informações de modo recíproco entre os vários grupos, ressalta-se a atuação do Portal na composição de um quadro da diversidade (de grupos, entidades, movimentos), por meio da criação de menus que dão visibilidade para “Bairros”, “Sindicatos” e “Entidades”. Colocados lado a lado, a criação da situação de vizinhança indica a existência de algo comum e, portanto, a possibilidade de construção do que Paulo Freire chamava de unidade na diversidade.

Em relação aos desdobramentos em termos de audiência do veículo, as estatísticas demonstram um crescimento no decorrer do desenvolvimento do projeto, chegando-se a alcançar, no mês de outubro/2009, 32.336 visitas e 100.507 páginas vistas e, no mês de novembro, 25.406 visitas, com 107.160 páginas vistas.


Metodologia
A produção do conteúdo jornalístico é feita pelas turmas do segundo e do terceiro ano do curso de Jornalismo, a partir das disciplinas de Comunicação Comunitária, Webjornalismo, Telejornalismo II, Seminários I e Redação jornalística II. Já a indicação e discussão das pautas e do processo de apuração continua tendo a participação direta e permanente das entidades e grupos parceiros no projeto.

A equipe de extensionistas tem a tarefa de organizar e dar suporte para a produção dos alunos, tanto no que diz respeito à relação com os vários grupos da comunidade como no encaminhamento do trabalho diário de publicação de todo o material. Cabe a esta equipe principalmente a responsabilidade pelo conteúdo publicado, tanto como pelo design, navegabilidade, usabilidade e acessibilidade do site.

Quem somos
A coordenação do projeto do Portal Comunitário é feita pelas professoras Maria Lúcia Becker, Cíntia Xavier, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira e Karina Janz Woitowicz. A responsabilidade pelo desenvolvimento, manutenção e gerenciamento é da Equipe do Projeto de Extensão, composta pelas professoras e pelos seguintes alunos: Emanuelle Adacheski, André Luis Salustiano, Weslley Dalcol Leite, Edgard Yoshio Matsuki, Marco Antonio Fávero, Juliana Cardoso, Amanda Fátima Rosa da Cruz, Letícia Scheifer e Gisele Barão da Silva. Também integra a equipe a assistente social Eliana Oliveira Pedreira.

O Portal Comunitário é desenvolvido com um sistema de gerenciamento de conteúdo concebido e disponibilizado sob a licença GNU/GPL (General Public License), o e-107 (www.e107brasil.net). Para a instalação, configuração e manutenção do sistema, o projeto conta com o apoio técnico de Barbara Tostes.

Todo o conteúdo veiculado neste site está sob Licença Creative Commons.

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Departamento de Comunicação - Jornalismo
Campus Central
Praça Santos Andrade, n. 01 - Centro
CEP: 84010-919 - Ponta Grossa - PR
Fone: (42) 3220-3389

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O texto acima, publicado em 05 de maio de 2010, foi elaborado a partir das três versões anteriores, acrescentando-se dados atualizados com base na consolidação da experiência.

Clique para conhecer:
O projeto - texto de 19 de abril de 2009
O projeto - texto de 28 de outubro de 2008
O projeto - texto de 25 de agosto de 2008