O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

No Parque dos Sabiás, região sudeste da cidade, os problemas com estrutura escolar são recorrentes. A escola municipal mais próxima fica no Jardim Pontagrossensse, a 4,1km do conjunto. A distância faz com que os alunos tenham que concorrer às vagas com alunos da região da escola, que têm prioridade.

“Esse ano, tivemos aumento de duas turmas. Hoje contamos com três turmas de 1º ano e três de 5º ano. Além disso, os 2º anos e os 5º anos estão com 34 alunos, esse é o nosso maior problema. E, com as casas que estão para ser entregues, se tiver crianças pra esses anos, não vamos poder matricular”, explica a escriturária da escola, Gislaine Vaz. “Nossa estrutura não é das maiores. Nossas salas não são grandes, raramente trabalhamos com mais de 30 alunos”, conclui.

No dia 16 de fevereiro, os moradores da região do Contorno Leste, em Uvaranas, fecharam a rodovia e realizaram um protesto pacífico que durou 3 horas. Uma das reivindicações em pauta era a construção de uma escola nas proximidades do Recanto Verde.

Entre os manifestantes estava Jussara Cruz, mãe de um aluno que anda diariamente mais de 2km para chegar à Escola Eugênio Malanski, no Borsato. “Para chegar até a escola, meu filho precisa atravessar pelo meio do mato. Além de longe, o trajeto é perigoso. Isso poderia ser evitado se tivesse uma escola dentro da nossa comunidade”, argumenta.

Para a assistente social da Prolar (Companhia de Habitação de Ponta Grossa), Marinês Viezzer, os conjuntos habitacionais são entregues com a infraestrutura básica necessária, como asfalto e rede de esgoto. Ainda segundo Marinês, o compromisso de construir postos de saúde e escolas a menos de 2km das moradias é da prefeitura.

Próximo bloco
Número de Unidades de Saúde é proporcional ao de conjuntos habitacionais
Bloco anterior
Isolamento: sem ônibus e com ruas sem Cep