O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

Os conjuntos habitacionais Jardim Jacarandá I e II têm problemas bem específicos, como a falta de transporte coletivo que atenda o local. Sem linha própria para chegar a outras localidades, os moradores precisam usar os ônibus do Jardim Esplanada e do Leila Maria.

O ponto de ônibus mais próximo fica a seis quadras do Jardim Jacarandá. A frequência do transporte é de 45 minutos a uma hora e meia, dependendo do ponto.

Para Osvaldo Ruth, presidente da associação de moradores, o transporte não é apenas uma promessa, é uma necessidade básica: “aliás não podiam entregar o conjunto sem infraestrutura”, ressalta.

Agora os conjuntos têm asfalto, mas não é o suficiente para deixar o bairro em boas condições. O transporte público não chega ao local, e também há problemas com o acesso da policia e das ambulâncias do SAMU.

A diarista Alexsandra Maia conta que a sua filha precisa de transporte para ir à escola, porém o ônibus só passa às 12:45,  então a menina chega atrasada para as aulas. Se ela pegar o ônibus anterior, chega cedo demais, e precisa ficar muito tempo esperando a aula começar. Daí, a alternativa é ir caminhando para o colégio.

O líder comunitário Osvaldo Ruth, que mora no bairro desde o seu inicio, foi quem trouxe as melhorias para o local. Com o passar dos anos, Osvaldo conseguiu asfalto e um telefone público, mas teve que recorrer a Brasília para obter, e agora está na luta para conseguir uma linha de ônibus.

Ele relata que, diante das reivindicações dos moradores, os responsáveis pelo transporte coletivo de Ponta Grossa afirmam que, embora não exista uma linha do Jacarandá, há outras linhas que passam por lá e que os moradores podem usar.

No site da prefeitura existe um mapa do trajeto dos ônibus. A linha preta é a do ônibus Jardim esplanada, a linha vermelha é a do Leila Maria. E o quadrado azul é o ponto de ônibus mais próximo do Jardim Jacarandá.

Veja, abaixo, que estas duas linhas não passam dentro do Jacarandá.

Reportagem:

Com oito anos de existência, Jardim Jacarandá melhora sua estrutura lentamente

Editorial: Estrutura não é só asfalto