Imprimir

boavista1-09-04-2012.jpgProblema deve ser solucionado em cerca de 45 dias pela Sanepar, que vai desativar a fossa. O mau-cheiro existe desde o lançamento do núcleo, há cinco anos, e incomoda principalmente moradores mais próximos

 O mau cheiro vindo de uma fossa de esgoto, na rua Calêndula, vem tirando o sossego de alguns moradores do Jardim Jacarandá, no Bairro Boa Vista. A UnidadeReator de Tratamento, da Sanepar, recebe os dejetos das 150 casas do núcleo habitacional desde o lançamento da vila, há cerca de cinco anos.

 De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Jacarandá, Oswaldo Ruth, não é apenas o odor que incomoda os moradores. “Em dias de chuva forte, como dezembro e janeiro, o esgoto chega a voltar pelos ralos das casas mais baixas”, conta o presidente. Algumas das habitações são mais baixas que o nível das ruas, ainda não asfaltadas, onde está a rede coletora. O terreno onde está a fossa é cercado e coberto por mato, que pode atrair ainda animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões.

O trabalhador autônomo Jorge Lucio Krul mora na região há 13 anos. Ele tem uma fábrica de lajes no local, junto a sua casa, que fica ao lado da fossa. A reclamação surge principalmente nos dias mais quentes. “Pra mim, que trabalho aqui do lado, o cheiro incomoda bastante”, diz o morador. Esta é a mesma queixa da maioria dos residentes próximos ao local.

O problema, porém, não deve durar mais que 45 dias. Essa é a promessa do gerente regional da Sanepar de Ponta Grossa, Leandro Rios. “A fossa já está sendo desativada e alguns testes estão sendo feitos no local para a ligação com a rede elevatória”, explica Rios. O prazo de 45 dias, segundo ele, pode variar, diminuindo ou aumentando conforme o resultado dos testes.

“A rede que liga até ao Reator de Tratamento foi construída antes da rede elevatória, na época do lançamento do núcleo habitacional. A partir do momento em que desativarmos a fossa, ela será totalmente limpa, acabando com o mau cheiro e demais problemas”, esclarece o gerente.

Veja também:  Moradores do Monte Carlo sofrem com a falta de coleta de esgoto

 Terreno baldio gera transtornos a moradores do Jardim Monte Carlo

  alt

alt

Categoria: Boa Vista
Acessos: 3666