Estudante caminha ao lado do asfalto na rua Francisco Ferreira, bairro Boa Vista

 

No Cruzamento entre as ruas Francisco Ferreira e João Batista França e Silva, existem cerca de 400 metros de asfalto sem calçada. Residentes do Parque Nossa Senhora das Graças, no bairro Boa Vista, sofrem com a falta de calçadas para caminhar.Prefeitura não se responsabiliza pelo calçamento.

 

Moradores relataram acidentes no local que, por sua vez, recebe grande tráfego. O trecho é a principal via de um mercado do bairro, além disso, dois ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) passam pela rua – Nossa Sra das Graças/Terminal Central e Nossa Sra das Graças/Terminal Nova Rússia.

A Rua Francisco Ferreira é caminho de muitos estudantes da Escola José Bonifácio Guimarães Vilela, quatro quadras à frente do trecho sem calçada. Morador da região, Alex de Oliveira passa todos os dias no local para levar a irmã ao colégio. O jovem diz que na rua, além de perigosa, é comum ver pedaços de batida de carro.

Proprietário do terreno com maior extensão sem calçada, José Gláuber, conta que fez o calçamento apenas na parte da frente da casa, terminada em dezembro do ano passado. Segundo José, a parte lateral, já na Rua Francisco Ferreira, não possui meio fio e tubulação. Para ele, seria responsabilidade da Prefeitura a instalação desta parte, uma vez que, com a calçada no mesmo nível, os carros podem estragar.

Em nota, a Secretaria Municipal de Planejamento disse que não compete à Prefeitura de Ponta Grossa as calçadas da cidade. No entanto, eventualmente podem acontecer acordos com o Governo Estadual ou Federal para incluir o meio fio na pavimentação das ruas, como aconteceu com a Rua Eugênio Bocchi, também no bairro Boa Vista.

Ainda de acordo com o texto da secretaria, cabe ao morador construir os passeios (meio fio e calçada) a fim de diminuir o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar