Moradores do Jardim Los Angeles na saída da Unidade de Saúde Aurélio GrottiCom uma médica de férias, apenas em situações emergenciais moradores do Los Angeles podem receber atendimento na Unidade de Saúde Aurélio Grotti (Foto: Rodrigo Covolan)

Levantar antes das 6h, com o dia ainda escuro, ficar na fila do posto de saúde e aguardar o início dos atendimentos apenas às 8h. Essa é a realidade de Eni Miller e de muitos moradores do Jardim Los Angeles, bairro Chapada, que necessitam da Unidade de Saúde Aurélio Grotti. Agora, imagine tudo isso sem uma médica responsável, pois se encontra de férias.

De acordo com moradores da vila, desde o início do mês de agosto o serviço gratuito para os residentes no Jardim Los Angeles não tem sido realizado. O conjunto habitacional Los Angeles foi criado, em 2013, por iniciativa da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar). No ano seguinte, um novo conjunto anexo ao Los Angeles surgiu. Trata-se do Califórnia, pertencente também ao bairro Chapada.

A unidade de saúde possui duas médicas, além de quatro enfermeiras. Uma das médicas atende os moradores do conjunto mais próximo da BR-277, o Los Angeles, e outra a parte mais nova, o Califórnia.  No entanto, desde o começo do mês, segundo a moradora Eni Miller, a médica responsável pelo Los Angeles está de férias. Com isso, apenas os moradores do conjunto habitacional Califórnia estariam recebendo atendimentos.

Em conversa com a médica responsável e atuante, Susana Martins, ela revela que realiza apenas consultas emergenciais e assinatura para remédios controlados para moradores do Los Angeles. Cabe a ela, como foi pré-determinado, as consultas de rotina dos moradores do Califórnia.

Além da falta de atendimento, moradores se queixaram de que apenas oito consultas são realizadas por período. Por isso, é preciso chegar tão cedo ao posto para conseguir a consulta.

Questionada sobre um número fixo de atendimentos, a doutora afirma que não existe um limite, embora as enfermeiras tenham que preencher uma ficha para cada paciente, como tipo sanguíneo e pressão arterial, o que leva algum tempo. No dia em que a reportagem do Portal Comunitário esteve no local, Susana disse ter atendido de 14 a 15 pacientes durante a parte da manhã.

Segundo o coordenador da Atenção Primária do município e gerente da Unidade Básica de Saúde, Robson Xavier, os residentes do Los Angeles podem ser atendidos normalmente no posto. “O serviço não foi descontinuado. Os moradores podem ir ali sem problemas”. De acordo com o gerente, a médica responsável, Rossane, deve retornar na semana que vem.


Serviço:

Unidade de Saúde Aurélio Grotti

Funciona de segunda à sexta-feira, das oito horas ao meio dia e de uma às cinco horas da tarde.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar