Há três meses, o Portal comunitário mostrou o problema, que segue sem solução

Buraco na rua Jaguapitã dobra de tamanho e moradores são obrigados a colocar cavaletes para evitar acidentes Imagine ter que passar todos os dias ao lado de um buraco para pegar ônibus. Ou então, desviar dos cavaletes na rua para chegar ao seu destino. Essa é a situação dos moradores da Vila Isabel, no bairro Boa Vista. Há três meses, parte da calçada, na rua Jaguapitã, cedeu por conta das frequentes chuvas.

A reportagem do Portal Comunitário esteve no local no dia 9 de dezembro, quando o buraco ainda era recente, com 1 metro de profundidade e cerca de 1,5 metros de comprimento. Na época, os próprios moradores tiveram que colocar cavaletes para evitar acidentes. A rua Jaguapitã é uma das mais movimentadas do bairro. Por ela, trafegam cinco linhas de ônibus, sendo que a via faz ligação com o Centro e Nova Rússia.

Ainda em dezembro, várias reclamações foram feitas pela presidente da Associação de Moradores da Vila Isabel, Dirce do Nascimento, ao responsável por assuntos comunitários da prefeitura, Paulo dos Santos. Nesta mesma data, a reportagem do Portal Comunitário entrou em contato com Paulo, que havia garantido que o problema seria resolvido com urgência.

Recentemente, uma equipe ligada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos esteve no local. É o que relata a proprietária da casa em que a calçada cedeu, Hermínia Darold. “Vieram três homens da Secretaria de Obras e olharam o buraco. Disseram que não sabiam do problema, sendo que eu e a Dirce [presidente da associação] ligamos direto na prefeitura”, conta.

A preocupação de Hermínia aumentou nas últimas semanas, uma vez que o grande volume das chuvas, em Ponta Grossa, fez com que o buraco dobrasse de tamanho. Se antes era apenas de 1,5 metros de comprimento, atualmente está com mais de 3 metros. Para o morador da região Anílton Maia, o poder público praticamente se esqueceu da vila após o período de eleições em 2016.

Questionado sobre o agravamento da situação, o assessor de Assuntos Comunitários de Ponta Grossa, Paulo dos Santos, afirma que somente neste ano repassou o problema à Secretaria de Obras e Serviços Públicos e que aguarda resposta para a realização da obra.

Já o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Márcio Ferreira, garantiu que a calçada será arrumada na próxima semana, a partir da terça-feira, dia 21. Segundo o secretário, será necessário fazer um rachão no asfalto semelhante ao que aconteceu na avenida Bonifácio Vilela, Centro da cidade.

A calçada havia cedido ainda em novembro de 2016 na rua Jaguapitã. Por ela, cinco linhas de ônibus trafegam diariamente

Veja também:

13/12/2016 - Problema em calçada prejudica moradores da Vila Isabel