Dona Tânia com a sua família e com outros sacerdotes premiados na festa do dia 19

A mãe de Santo, Tânia Mara Batista, Mãe Tânia, foi homenageada pela Federação Nacional de Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), e pelo Conselho Mediúnico do Brasil (Cebras). Um jantar foi realizado para Sacerdotes e as Sacerdotisas da Comunidade Religiosa Afro-Brasileira, em Curitiba.

 

Mãe Tânia, que está à frente do Cacique Pena Branca há mais de 28 anos, recebeu um certificado conferido pela Fenacab. O documento atribui a ela o título de Olorum Elebá, cujo significado tem sua origem no idioma Yoruba.

Olorum é a criação, é o princípio de tudo o que acreditam os adeptos da religião do Candomblé. De acordo com Dona Tânia, o termo se refere a uma entidade suprema, uma força maior.

Já Elebá é aquele que faz sacrifício. O termo simboliza alguém que se sacrificou pela entidade suprema. A condecoração de Olorum Elebá foi oferecida pelos trabalhos prestados por Dona Tânia à Comunidade Religiosa Afro-Brasileira de Ponta Grossa.

Em Youruba, Mãe Tânia é Ialorixa, que pode ser traduzido como Mãe de Santo. A líder religiosa tem a incumbência de orientar os filhos da casa e aos que pedem orientação na Associação Cacique Pena Branca. “Minha função é atender a todos que vêm em busca de ajuda”, comenta.

Dona Tânia comenta como foi especial o reconhecimento, já que em Ponta Grossa o envolvimento com a comunidade é conturbado. “Foi uma coisa muito bonita. Havia muitos representantes de terreiros e de muitas casas de Axé”, destacou.

O momento de encontro foi destacado pela homenageada. “Foi importante principalmente porque o pessoal pôde se reunir, conhecer um ao outro, cumprimentar o outro, passar e receber energia boa de todo mundo. Eu fico muito satisfeita de que pelo menos fora nos reconhecem, porque aqui é muito complicado”, finaliza.

O evento, que foi realizado no dia 19, contou com a participação do presidente da Fenacab, Aristides Mascarenhas e o presidente do CEBRAS, Dorival Simões. Representantes de outras federações, como da Axé Bahia, também participaram do evento. 

 

Salvar

Salvar