As classes acontecem duas vezes por semana há seis meses. O projeto conta com aproximadamente 50 inscritas, que são moradoras do bairro e da região. A iniciativa surgiu quando as aulas de ginástica, oferecidas pela associação de moradores, foram canceladas por falta de professor.

 

As aulas de zumba no Cará Cará começaram há um semestre. Com iniciativa da associação de moradores do bairro, as atividades são realizadas no Centro do Idoso, todas as terças e quintas-feiras.

Apesar de ser ofertado na comunidade, o projeto também alcança moradores de bairros próximos, como o Maria Otília. As aulas tem duração de uma hora, e acontecem no período da noite.  

Anteriormente, a associação oferecia aulas de ginástica no mesmo local. O cancelamento da atividade motivou a massoterapeuta Caroline Tavares a oferecer uma alternativa ao projeto, para que este não fosse totalmente interrompido.

Embora não tenha uma formação na área, Caroline já havia praticado a atividade em uma academia. Ela se baseia também em um DVD de instruções para a prática.

A dona de casa Sueli Pedroso de Oliveira é uma das alunas que não falta em nenhuma noite. Ela, que participa desde o início do projeto, destaca a importância da oferta da atividade no bairro.

"Eu acho muito bom porque, na academia, custa caro e tem mais a passagem do ônibus", comenta. No Cará Cará, as inscritas podem ajudar com uma colaboração mensal espontânea de R$ 10, que é destinada ao pagamento da professora.

Segundo Caroline, além de uma atividade física, a zumba também é uma forma de descontração para as moradoras. "Eu acho muito importante porque não tinha nada para as mulheres. A aula é um momento pra elas, pra esquecer da rotina", afirma.

Elisiane, que também é aluna do projeto, acredita que, além da questão esportiva, a iniciativa também contribui na parte social e emocional das moradoras. "Eu acho que é um projeto para a promoção da saúde, porque além de se exercitar, nós também vamos lá pra rir, conversar", avalia.

 Arquivo Comunitário:
24/11/14 - Projeto ‘Brincando de Ballet’ começa com pé direito no bairro do Cará-Cará
14/10/2014 - Lazer: Cará-Cará não tem acesso nem previsão de quando terá