Mercado Municipal se tornou um "hotel' de andarilos e moradores de rua - Foto:Lucas Boamorte

 

Oficialmente fechado em 2011, o Mercado Municipal José Hoffman se encontra, atualmente em estado de total abandono. Sem parte do teto, o local virou um habitat de transmissores de doenças e ponto de consumo e tráfico de drogas. Entretanto, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a empresa Tekla Engenharia, pretende investir cerca de R$ 20 milhões para reformular os espaços.

Fundado em 31 de maio de 1969, o “Mercadão”, foi sinônimo de comércio intenso em seus primeiros anos de funcionamento, mas com o passar dos anos foi perdendo utilidade. Neuza Camargo, conta que o mercado municipal sempre foi bastante utilizado por moradores do centro da cidade.

Outro ponto destacado era de que as coisas que estavam à venda eram de qualidade e também que o espaço tinha um caráter de feira livre. Para Neuza, um dos motivos do fechamento foi que ele se tornou “fora de mão” para quem está no centro da cidade. “Hoje em dia as pessoas passam muito mais pelo calçadão, ela não vai se deslocar dali para comprar em outro lugar”, argumenta.

Quem mora em por perto do local, também enfrenta problemas como insetos/roedores e a violência. Esse é o relato de seu Benedito Ferreira, que diz se sente inseguro em alguns períodos do dia.” Rapaz, se você começar a andar aqui perto de escurecer você fica com muito medo”.

Benedito também destaca a quantidade de lixo que existe no local. “As pessoas vem se drogar ali, então eles trazem muito lixo e deixam suas coisas ali, e no fim isso vira só diversão para os ratos”, afirma.

O projeto entregue no dia 23 de setembro foi aprovado pela comissão que avaliava a proposta. O original teve algumas mudanças, essas mudanças oferecem mais autonomia à empresa eu ficará com a gestão do local.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o projeto manterá algumas características do lugar e contará com 91 boxes, 60 serão destinados ao setor hortifrutigranjeiro e 23 delicatessen e oito açougues e peixarias. E junto ao mercado, será construído um hotel.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar