Durante o II Fórum de Representação Política dos Campos Gerais, foi reivindicada aos candidatos a deputado federal e estadual a assinatura do documento “Plataforma dos Movimentos Sociais”, comprometendo-se com uma série de demandas feitas por movimentos sociais e estudantis. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 16, no Auditório da Reitoria, campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


Entre as reivindicações estudantis apresentadas encontram-se ampliação de verbas para a UEPG, incentivo às organizações estudantis e a garantia de recursos para a melhoria da Casa do Estudante Universitário (CEU).

Já, no âmbito social, as demandas vão desde a viabilização de um aterro sanitário regular em Ponta Grossa a disponibilização popular de banda larga de qualidade e gratuita a nível estadual.

Cerca de 40 candidatos aos cargos de deputado federal e estadual foram convidados a participar do Fórum, que contou também com a participação do candidato ao governo do estado pelo PSOL, Bernardo Pilotto.

No entanto, apesar do número de convocados, além de Pilotto, apenas 16 compareceram. O candidato a deputado federal Aliel Machado precisou retirar-se antes de sua fala.

Uma das principais entidades organizadoras da cerimônia, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitora (MCCE), já tem um histórico de ações políticas. Além do MCCE, organizaram o evento também o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), Agência de Jornalismo da UEPG, Sindicatos dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), Conselho de Entidades, Instituto URBI, Mestrado em Jornalismo da UEPG e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa (SECPG).

Segundo Marcelo Bronoski, representante do SINDUEPG e chefe do departamento de jornalismo da UEPG, a ação “constitui um espaço superimportante na consolidação da referência do ideal democrático”.

A presidente do Cajor, Rafaella Feola, também ressaltou a relevância do evento. “O Fórum é uma oportunidade para que a gente conheça os candidatos, conheça as propostas e participe efetivamente do processo eleitoral”, defende Feola.

À exceção de Elenita (PC do B) e Valentin Bontorin (PV), todos os candidatos presentes assinaram o documento. Veja abaixo a lista dos candidatos presentes no evento e seus respectivos partidos políticos.

 

 DEPUTADOS ESTADUAIS 

 PARTIDOS

Antonio Carlos Demario

PMDB

George Luiz de Oliveira

PMN

Joel Brasília

PPL

Janete Laroca

PV

Karin da Rosa

PCB

Leandro Dias

PSOL

Marcio Pauliki

PDT

Otoniel Santos

PPL

Sergio Baroncini

PP

 

 DEPUTADOS FEDERAIS 

  PARTIDOS 

Alexandre Panzarini

PRB

Elizabeth Schmidt

PSB

João Barbiero

PV

Pietro Arnaud

PTB