altO Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa (SECPG) possui três canais de comunicação com seus associados: um site, um jornal impresso e um programa radiofônico. Os três veículos atuam no sentido de informar a classe trabalhadora. Porém, o único que  possui periodicidade e um espaço para os trabalhadores se expressar é o rádio.

Comerciantes apontam o jornal como veículo de fácil acesso

Internet fica em segundo plano na comunicação do Secpg

Editorial: A importância da comunicação sindical


O programa radiofônico “A Hora do Trabalhador”, transmitido aos sábados, das 8 às 8:45 horas, pela Rádio Sant’Ana, é o único canal de comunicação periódico que o Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa mantém com seus associados.

O Sindicato, fundado em 1933, passou a ter um veículo de comunicação jornalístico apenas em 1999. Esse veículo é o jornal impresso “Balanço Geral”, que no início era distribuído periodicamente, a cada mês, mas agora devido ao custo que implica sua produção, não há mais periodicidade regular.

Após o surgimento do impresso, o sindicato desenvolveu seus veículos de comunicação e, além do “Balanço Geral”, conta também com um site – www.secpg.com.br e com o programa radiofônico “Hora do Trabalhador”.

O programa de rádio é produzido pelo SECPG junto com os sindicatos participantes do Fórum do Movimento Sindical de Ponta Grossa. Na produção e apresentação da “Hora do Trabalhador”, não há nenhum jornalista profissional. Quem realiza essas tarefas, se revezando mensalmente, são os presidentes do SECPG e do Sindicato dos Servidores de Ponta Grossa – João Vendelin e Leovanir Martins, respectivamente.

“Se tivéssemos condições, manteríamos um jornalista para nos ajudar na comunicação com os trabalhadores, mas infelizmente não é possível. Como o rádio não exige muito de nós e temos facilidade, nós mesmos produzimos o programa”, explica o presidente do SECPG, João Vendelin.

As pautas do programa são informativas sobre as atividades realizadas na semana de todos os sindicatos e também há espaço para dúvidas, sugestões e críticas dos associados. O espaço ao ouvinte é muito importante, principalmente na comunicação sindical. No entanto, esse é o único canal que o SECPG tem para os associados participarem diretamente.

Entre os comerciantes, o programa “Hora do Trabalhador” é o veículo mais procurado: “Eu escuto o programa quando posso, o jornal leio quando é distribuído, mas no site dificilmente eu acesso”, diz o comerciante Cláudio Guimarães.


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