Mulher conta notas de vinte  e de dez reais
Trabalhadores do comércio aguardam reajuste de salário

 

A Convenção coletiva que define o aumento salarial para os trabalhadores do comércio em Ponta Grossa ainda não foi assinada. A data-base do setor, definida em negociações anteriores, foi dia primeiro de maio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Ponta Grossa (Comerciários), João Vendelin Kieltyka, afirma que a data-base definida para o reajuste do setor é o dia primeiro de maio. O sindicato quer que o reajuste baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) seja pago em cota única.

Os sindicatos dos lojistas oferecem a possibilidade de reposição da inflação em parcelas, proposta recusada pelos trabalhadores.

O Sindicato dos Comerciários negocia com onze entidades diferentes, e a reunião com os sindicatos patronais para definir de que forma seria feito o reajuste aconteceu há duas semanas.

Por telefone, o diretor executivo do Sindilojas, Rafael Ribeiro, afirmou que os lojistas decidiram manter a posição pela reposição da inflação feita em três parcelas, que devem ser pagas até dezembro.

Segundo Seu João, os reajustes de salário são retroativos, ou seja, mesmo que o reajuste saia depois da data definida, o trabalhador recebe a diferença dos salários anteriores no próximo pagamento.

Ambos os sindicatos concordam que a reposição da inflação deve ser de 9,83%. O valor pedido pelos trabalhadores do comércio para o novo salário é de R$ 1.205,00, contra os R$ 1.086,84 atuais.

Ainda não há previsão de quando o reajuste será definido, a meta era ajustar o salário até o final de junho. Ainda não foi definida uma nova data para a reunião entre o Comerciários e os sindicatos patronais.

Sindicatos patronais que negociam com os comerciários:
Sindicato Intermunicipal de Comércio Varejista de Materiais de Construção do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados de Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais do Paraná
Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio – responde pelos sindicatos de Curitiba)
Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Varejista de Irati
Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado do Paraná
Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná e Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas).

Salvar

Salvar