Em Ponta Grossa, horário especial de Natal teve início na última segunda-feira, dia 12

Horário estendido movimenta compras de fim de ano Foto: Lauro Alexandre

O Natal já começou a movimentar o comércio de Ponta Grossa. Nesta semana, teve início o horário especial de atendimento das lojas. Entidades que representam o setor, apostam no aumento das contratações para atender o público, mas acreditam que as vendas não devem ultrapassar as registradas no mesmo período em 2015.

Com o efeitos da crise econômica que atingiu o país, a tendência é que o lucro das lojas do comércio não aumente. Para Rafael Ribeiro, executivo do Sindicato do Comércio Varejista  de Ponta Grossa (Sindilojas), a projeção é que as vendas não baixem, mas também não aumentem em relação ao últimos anos.

“A expectativa é sempre boa, sempre esperamos o melhor, mas nós temos consciência do atual momento da economia e sabemos que a crise reflete diretamente no bolso do consumidor.”

O executivo ainda explica que alguns estabelecimentos já estão lucrando devido a estratégias típicas do fim de ano, como a liquidação conhecida como “Black Friday”. A estratégia, que foi importada dos Estados Unidos e adotada por boa parte do comércio brasileiro, já rendeu alguns resultados positivos.

“Algumas lojas que participaram da promoção, conseguiram um aumento significativo nas vendas. Porém, esse dado não corresponde ao vivenciado pela totalidade do comércio”, ressalta.

Comerciantes apostam nas vendas de Natal

Os comerciários da cidade têm sempre expectativa muito forte em relação ao impacto das vendas de final de ano. Representantes do setor avaliam que deve haver crescimento do número de vagas no comércio em função do tradicional aumento verificado, nos últimos meses do ano, devido às contratações temporárias para suprir a movimentação provocada pelo Natal.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, João Vendelin Kieltyka, explica que existe a esperança de que 2016 feche com maior oferta de vagas na área na comparação com o mesmo período do ano passado. “Nós efetuamos, há pouco tempo, o pagamento do mês de novembro e, agora, a expectativa é de um aumento no número de vagas oferecidas neste mês.”

Para atender ao público para as compras de Natal, o comércio, em Ponta Grossa, está com horário diferenciado no mês de dezembro. Dos dias 12 a 16, as lojas devem permanecem abertas até às nove horas da noite e, dos dias 19 a 23, o horário se estende até às dez horas da noite.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar