comerciarios1-11-06-1112 de junho: Dia dos Namorados. A data, além de comemorativa, como outras tantas, também é comercial. Junto com os lucros de floriculturas, restaurantes, lojas de bijuterias, relojoarias e motéis, também aumentam as horas de trabalho dos empregados.




 

De acordo com o vice-presidente do comércio da Associação do Comércio e Indústria de Ponta Grossa (ACIPG), Douglas Costa, para o setor de restaurantes, é esperado neste domingo que o lucro aumente de 15% a 20% e as floriculturas, em geral, têm um aumento de 15% no lucro.

O dono de uma floricultura da cidade, Ediner Werner Wehrholdt, afirma que o Dia dos Namorados e o Dia das Mães são as datas em que há mais lucro no ano, geralmente um aumento de 35%.

As promoções também são o marketing da maioria dos comércios nesses períodos. “Os restaurantes geralmente não dão descontos, mas incrementam o serviço, com música ao vivo e jantar a luz de velas”, diz o vice-presidente do comércio da ACIPG.

O que aumenta junto com os lucros nessas datas especiais também são as horas de trabalho dos empregados. Durante esses períodos comemorativos, as empresas do setor de comércio devem avisar com até 10 dias de antecedência que abrirão aos domingos e ter um cuidado com os horários de trabalho, como explica o presidente do Sindicato dos Comerciários, João Vendelin.

“Excepcionalmente nessas datas a legislação permite uma extensão um pouco maior no horário normal do trabalhador do comércio, geralmente duas horas a mais.” Ediner Wehrholdt diz que sua loja abrirá também no domingo, que é dia 12, e que nesses casos os funcionários recebem hora-extra.