Comunidade Anussim Brasil se prepara para comemorar o Chanucá - Foto:Divulgação 

Em Ponta Grossa, a comunidade judaica Anussim Brasil se prepara para a celebração da festa do “Chanucá” ou, em tradução simples, Festa das Luzes. O diretor da comunidade, Cristian Ribas, conta que a tradição judaica não reconhece o Natal como uma data significativa. “Para os judeus, o Natal é uma data comum como qualquer outra, não vemos nenhum sentido religioso na festa. É uma data diferente apenas no aspecto comercial”.

 

Ribas ainda comenta que, mesmo não comemorando o Natal, existe a comemoração da festa de Chanucá que, neste ano, coincidentemente também será comemorada no dia 25. “São oito dias de festa, e a comemoração começa no pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev. No ano de 2016, coincidiu também ser comemorada no dia 25 de dezembro”, conta. “A festa tem o nome de festa das luzes ou, na língua hebraica, Chanucá, porque em cada um dos dias, uma vela é acesa para lembrar a festa, até que no oitavo dia todas as velas estejam acesas.”

O Chanucá tem o objetivo de relembrar a vitória dos judeus sobre o exército do rei Antíoco, que pretendia tomar Jerusalém e transformar a cidade em seu reino, fazendo com que todos abandonassem a própria religião e costumes.

Ribas explica que “o Chanucá não era uma comemoração muito comum na tradição judaica até o século XX. Devido à comemoração cristã do Natal, no final de ano, algumas comunidades judaicas passaram a celebrar o Chanucá como uma oportunidade de os judeus trocarem presentes e participarem da celebração ocidental, sem deixar de lado as próprias tradições.”

A comemoração do Chanucá tem início no dia 25 de dezembro. A Sinagoga está localizada na Rua Doutor João Cecy Filho, 3242, no bairro de Uvaranas.