A Casa da Sopa Irmã Camila oferece refeições à população duas vezes na semana

O voluntário Lucas Prado durante o processo de produção da sopa

O Centro Espírita O Semeador - Casa da Sopa Irmã Camila completa 8 anos de ações sociais no Jardim Esplanada. Todas as quartas e sextas-feiras, a entidade está aberta à comunidade e são distribuídos 250 litros de sopa às famílias cadastradas. Nas manhãs de sopa, além das atividades religiosas, há trabalho voluntário com as crianças, bazar de roupas e, quinzenalmente, um atendimento clínico realizado por um médico voluntário.

O Centro se mantém através de doações, como legumes, frutas, pães, carnes ou roupas. Para a vice-presidente da Casa, Ilda Ferreira, o trabalho prestado pela instituição é sério e aproximadamente 60 famílias do bairro dependem dessa refeição.

“Aproveitamos, ao máximo, as doações, mas nem sempre é o suficiente. Frequentemente, nós precisamos mexer nos nossos bolsos para completar o caldo”, salienta a voluntária, que atua no projeto há sete anos.

Além de Ilda, outros oito voluntários ajudam na produção da sopa. Um deles é o estudante de Engenharia dos Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Lucas Prado. O voluntário presta serviços ali há mais de um ano e, para ele, o trabalho é recompensante. “Eu recomendo o trabalho voluntário. É um alívio da rotina do dia a dia. É só ter força de vontade para ajudar o próximo”, aponta.

Um cadastro das famílias é feito no local. Conforme a ordem de chegada, os assistidos recebem um número de recipientes de sopa respectivo à quantidade de familiares. Além disso, eles recebem pães e uma sacola com legumes.

Edilene de Souza frequenta a Casa há dois anos. Para a mãe de dois filhos e atualmente desempregada, a sopa é um apoio que complementa a alimentação da família. “Estou procurando emprego. As coisas estão tão caras, hoje em dia, que essa sopa é uma benção, além de muito saborosa”, comenta.

Para o presidente da casa, João Mugnaine, o trabalho é recompensador. “A população aqui é muito carente, não podemos deixar de reconhecer as necessidades deles. Através dessa ajuda, nós procuramos tratar nossos irmãos como gostaríamos de ser tratados”, analisa.

O Centro Espírita O Semeador fica na Rua Antônio Garcia Valentim, 448, no Jardim Esplanada. A Casa recebe doações e está aberta a quem deseja fazer trabalho voluntário. O telefone de contato é o (42) 99106-0047. É possível fazer o contato através da página do Centro Espírita O Semeador nas redes sociais.

Salvar

Salvar

Salvar