Warning: strpos() expects parameter 1 to be string, array given in /home2/portalc2/public_html/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 473

Warning: explode() expects parameter 2 to be string, array given in /home2/portalc2/public_html/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 474

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home2/portalc2/public_html/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 476

{youtube}http://youtu.be/_BfuQ6u3fjs{/youtube}

Distante 19 quilômetros do centro de Ponta Grossa, a Colônia Sutil foi perdendo pouco a pouco os traços que a ligavam com as raízes africanas. A área foi doada aos ex. escravos pela proprietária da Fazenda Santa Cruz, Maria Clara do Nascimento. O afastamento da área urbana deixou a comunidade isolada e restritiva em relação à sociedade.

 O passado de escravidão gerou preconceito, e com isso, ainda mais afastamento dos moradores. Além disso, a servidão dos antecedentes fez com que geração a geração as histórias e memórias do passado fossem ficando para trás.

“Meu avô tem 85 anos. Nasceu e cresceu aqui, mas mesmo assim conhece pouco sobre a história da nossa comunidade. Ele diz que só sabe o que todo mundo sabe, e que os pais deles também não contavam nada pra ele”, conta Luciano Ferreira, morador da Colônia Sutil de 22 anos.

Dentro da Colônia Sutil, os descendentes de africanos ainda se sentem desconfiados com a presença daqueles que veem de fora da comunidade. O olhar é receoso e remete ao tempo em que seus antecedentes foram explorados pelos “senhores”.

Segundo o historiador Ricardo Grokorriski, na comunidade existem duas gerações com marcas fortes. A primeira “silencia” a condição de quilombola e a segunda está mais aberta a isso. “Por uma questão de sobrevivência os mais antigos tinham que se esconder e negar a condição de negro. A geração seguinte, diante de outro contexto histórico e político, se estabelece como uma comunidade de direitos e de autoafirmação da condição negra. O que se observa é esse jogo de identidade”, define.

Próximo bloco: O cultivo da terra não resistiu às fazendas vizinhas

Arquivo Comunitário: Atendimento de saúde vai semanalmente à Colônia Sutil