mst-27-04-11A rua que leva os filhos dos trabalhadores rurais para a escola na região de Itaiacoca, em Ponta Grossa, está intransitável, relata o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Strufka. A situação se tornou crítica após a época das chuvas, pois mais buracos foram abertos e poucos carros conseguem andar pela rua, o que inclui o ônibus que leva as crianças para a escola da região.


Segundo Antônio, o Sindicato mantém uma luta constante para melhorias da estrada, pois os mais prejudicados são os agricultores, que não conseguem carregar suas cargas e seus filhos, que perdem muitas aulas e acabam reprovados.

“Não tem como andar naquela estrada, além dos agricultores e dos motoristas dos ônibus, muitas pessoas já quebraram o carro ali”, afirma. Antônio diz que procurou a Prefeitura, que firmou um acordo com o Sindicato. “Ficou combinado que nós daríamos o cascalho e eles arrumariam a rua”, completa.

O presidente do Sindicato conta que procurou a Prefeitura de Campo Largo, que se interessou pelo caso e se prontificou a doar o cascalho necessário. “Eles doaram o cascalho, mas não podiam emprestar os caminhões e a Prefeitura de Ponta Grossa não emprestou o seu, dizendo que estava velho”, explica.

Antônio diz que a solução seria contratar caminhões de empresas particulares, mas o Sindicato não tem o dinheiro e por isso, há mais de um mês da conversa, o problema ainda não foi resolvido.

mst2-27-04-11Segundo o presidente do Sindicato, os agricultores querem tirar os filhos da escola, pois muitos perdem provas e trabalhos por causa da situação da rua. “Um agricultor já tirou o filho da escola, isso é um pecado e tudo por conta da rua”, afirma.

O motorista que faz o transporte das crianças, Valdir Machado, diz que o trabalho para revitalização da rua já começou, mas não tem previsão para o término. “Começar já começou, mas daquele jeito, as coisas estão indo devagar”, diz.

Em nota, a assessoria da Prefeitura disse que repassará as informações ao Secretário de Obras, Celso Santana, que avaliará a situação do local e tomará as providências necessárias.