O Santa Paula é um dos bairros com maior número de habitantes de Ponta Grossa, com aproximadamente 12 mil habitantes, os moradores o consideram uma cidade. Mas mesmo com o tamanho, eles reclamam da falta do que fazer, principalmente nos finais de semana.

 

Segundo o morador e comerciante Ivan Luís da Silva, os espaços de lazer, além de serem poucos, também sofrem pela falta de segurança, o que intimida a população. “Tem a academia e a pista de skate, que está depredada, e ainda falta segurança”, comenta.

Numa visita à região, percebe-se que os espaços de lazer estão concentrados próximos à Associação de Moradores. Dentre as opções, estão o Ginásio de Esportes Alfredo Pereira de Barros Júnior, a Associação de Moradores, a pista de skate e o campo de futebol.

A grande reclamação dos moradores é que a pista de skate está abandonada e, por isso, é mais utilizada por usuários de drogas do que pelo restante da população. Próximo à pista de skate, há um barracão que está em desuso há aproximadamente quatro anos, o que contribui para a ação de marginais.

“Tem o campo e a pista de skate, mas segurança que é bom não tem”, afirma Márcio Janczko, que é auxiliar de produção e morador do bairro.

Uma promessa da prefeitura é que o espaço do barracão seria destinado à construção de uma sede da Guarda Municipal. Porém, até agora, nada foi inaugurado.

Há três anos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), instalou câmeras de segurança, no local, para monitoramento. Questionada sobre o acompanhamento dessas câmeras, a AMTT relatou que foram responsáveis somente pela instalação e que a responsabilidade de fiscalização é da prefeitura.

A equipe de reportagem do Portal Comunitário entrou em contato com as secretarias municipais de Obras e de Segurança, mas ninguém quis se pronunciar sobre o assunto.

 

Editorial: Falta Lazer ou segurança?

Ginásio de Esportes do Santa Paula está em reforma há mais de três meses

Espaços de lazer do bairro Santa Paula estão concentrados próximo à Associação de Moradores