Debates e capacitação de conselheiros tutelares visam melhorar os instrumentos de proteção dos órgãos que primam pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.


A comemoração do dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, incentivou a realização de um dia de capacitação aos membros dos conselhos tutelares de Ponta Grossa e região. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) – Escritório Regional de Ponta Grossa e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA),  no auditório do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Luciana Silvestre, chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa da SEDS, informa que a quinta-feira (17/05) foi escolhida para a capacitação já que, no dia oficial do enfrentamento à violência, os conselhos realizam mobilizações nos municípios.
 Aline Pedrosa Fioravante, psicóloga do Tribunal de Justiça do Paraná, explicou sobre a rede de proteção à criança e ao adolescente. No período da tarde, Rosmeri Dalazona, assistente social de Castro, destacou as atribuições competentes aos Conselhos Tutelares. Durante o debate fomentado pelos temas expostos, conselheiros relataram deficiências no sistema de proteção às crianças e adolescentes.
Por causa das queixas, a chefia do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social planeja ativar discussões periódicas sobre as experiências de cada Conselho Municipal para agilizar a resolução de problemas.

Panfletagem marca ações educativas no dia 18 de maio

No dia 18 de maio, sexta-feira, a Comissão Municipal de Estudos, Análises e Enfrentamento a Violências Físicas, Psicológicas e Exploração Sexual Infanto-Juvenil (CEVES), com o auxílio de parceiros, divulgou o Dia Nacional de Combate à Violência Infanto-Juvenil na praça de pedágio próxima ao município de Carambeí, na PR 151. A partir das 9h, membros da Comissão distribuíram panfletos para os motoristas que passaram pelo local.

alt