Imprimir

 Os adolescentes conheceram os laboratórios do curso de Jornalismo

 

A iniciativa partiu do projeto “Produção textual, mecanismos e estratégias”, do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que trabalha com os adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Sabará. O projeto trabalha a linguagem com os adolescentes a partir de produção textual.

 

“O nosso projeto tem como objetivo trabalhar a linguagem oral e escrita com os alunos”, afirma uma das professoras responsáveis, Jaqueline Dutra.

Ela explica que percebeu a necessidade de trabalhar a linguagem com os adolescentes a partir da proposta de produzir um documentário. Então alguns alunos de jornalismo foram convidados a ministrar uma oficina no CRAS, para ensinar noções básicas de vídeo e entrevista para os jovens.

Após a oficina, houve o interesse de uma visita às instalações do curso. A visita aconteceu nesta quinta-feira, dia 16, no Departamento de Jornalismo da UEPG. Os adolescentes conheceram os laboratórios de televisão, rádio e fotojornalismo, aprendendo conhecimentos básicos e tirando curiosidades sobre essas áreas.

O estudante de jornalismo e um dos organizadores da oficina, Nilson de Paula, declara: “Foi uma das melhores experiências minhas, pois tive a oportunidade de testar o que aprendi até agora sobre o assunto”. Ele completa dizendo que foi uma troca enriquecedora de conhecimento.

 

A orientadora social do CRAS Sabará, Patrícia dos Anjos, deixa claro o gosto pelo o que faz e diz que mesmo com a timidez os adolescentes estão conseguindo aos poucos produzir as imagens para o documentário.

Jason de Souza participa do Prójovem Adolescente e está envolvido diretamente com a produção do documentário. “É um projeto diferente que a gente nunca teve contato. Eu nunca tinha pensado que teria contato com jornalismo”, afirma.

Para o orientador social do CRAS, Marcelo França, a importância da visita é o contato com a universidade: “Eles nunca imaginaram que um dia teriam o contato com o tipo de atividade que acontece na universidade e com o próprio ambiente”.

Após conhecerem os laboratórios, os adolescentes participaram com os alunos de jornalismo de uma dinâmica sobre entrevista, para entender melhor como agir durante essa parte da produção do documentário.

 

Categoria: Criança e adolescente
Acessos: 1264