Na missa da Igreja São José, alguns cânticos tradicionais foram substituídos por músicas trazidas pelo Coro da Cidade.

O grupo Coro Cidade de Ponta Grossa está apresentando, nas igrejas da cidade, o Concerto Missa Africana. A estréia de parte do concerto foi no último dia 21, na Igreja São José. A versão completa do novo concerto será apresentada nesta quarta, dia 31, na Igreja Bom Pastor. Já no dia 01 de setembro, o Coro estará na Igreja do Rosário.

 

Na estreia, a apresentação das canções foi integrada a outros cânticos durante a cerimônia, que iniciou às sete horas da noite. Entre fiéis da Igreja e espectadores do grupo, a apresentação manteve a média de público, que tem sido de cerca de 150 pessoas. Das 25 canções clássicas da cerimônia católica, cerca de oito foram substituídas pelas do Coro Cidade.

Segundo a maestrina, Carla Roggenkamp, a igreja é um espaço importante para reunir comunidades e expor trabalhos diferentes. Ela conta que a versão completa do concerto com a temática africana possui 22 canções e 50 minutos de duração.

A estudante de música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mediam Pessete, explica que o repertório do Coro elaborado para as apresentações nas igrejas busca mesclar letras com um sentido mais sacro e respeitoso.

Para o vigário da Igreja São José, Marcelo Rodrigues, a busca pela valorização cultural por parte da igreja vem de décadas, mesmo que a linguagem litúrgica não ofereça tantos espaços.

O Coro Cidade sempre apresenta repertórios temáticos em igrejas, de diferentes religiões. A temática africana já foi elaborada em 2012, com outras canções.

Veja também
16/06/2016 - Coro Cidade de Ponta Grossa promove apresentações em bairros

Salvar

Salvar