O Portal Comunitário, enquanto um veículo de comunicação, tem a função de relatar os acontecimentos e problematizar os assuntos públicos da cidade. Para isso, deve fornecer informações básicas de serviço para que o leitor construa conhecimento a partir dos dados que lhe são fornecidos.


O que se observa é ausência, muitas vezes, de esclarecimento sobre o local preciso do fato noticiado. Um exemplo é a notícia “Projeto auxilia mulheres do Jardim Carvalho na geração de renda”. Onde se localiza o CRAS? O Jardim Carvalho é um bairro muito extenso, cabe ao repórter prestar essa informação ao leitor, o qual pode se interessar no projeto.

É também ausente o local para quem se interessar pelos “Cursos profissionalizantes são oferecidos pela associação do Santa Paula”. Para um morador do bairro há anos, essa informação pode não ser relevante.

No entanto, e se for uma pessoa que se mudou recentemente ou que nunca tenha ouvido falar da associação?

No caso da reportagem especial “Água esbranquiçada e com gosto forte prejudica moradores da Ronda”, o apontamento preciso de que a água não é própria para o consumo é fundamental aos leitores para identificar se a denúncia é comprovada ou não. No entanto, os textos ficam no senso comum e reproduzem expressões como “incolor, insípida e inodora”. A água potável, devido ao tratamento químico a que é submetida, pode apresentar tais características. Um simples pedido para um teste em laboratório à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderia trazer a verificação correta.

Esses subsídios são necessários para que a notícia não gere dúvidas e possibilite aos moradores desses bairros os dados corretos para que possa participar dos cursos (no caso da localização) ou fazer reivindicação com informações científicas (no caso da água). Esses dados podem estar ao longo do texto, no início ou até na forma de imagem.

Curtas
Portal Comunitário suspenso e com novo layout
A atualização do design do site é oportuna para deixar a página mais atraente e utilizar recursos mais modernos. Porém, no período em que o site ficou fora do ar, os leitores não foram notificados, o que pode ter causado frustração para os cidadãos que acompanham o projeto e que tentaram acessar o Portal sem sucesso.
Os leitores também não foram comunicados da mudança da identidade visual do projeto. Uma breve nota explicativa sobre as alterações resolveria esse problema.

Protestos
Uma surpresa positiva tem sido a rápida cobertura dos protestos realizados nos últimos dias na cidade. Espera-se que seja dada continuidade para esse acompanhamento e que se busque problematizar as demandas apresentadas pelos manifestantes.

Leia também
06/05/2013 - A representação dos trabalhadores no Portal Comunitário