Essa semana fiquei feliz ao ler os textos do Portal Comunitário. Percebi que entraram mais matérias durante a semana e de assuntos diversos. Havia comentado no meu texto anterior, sobre a falta de matérias sobre política. E essa semana entraram várias notícias relacionadas ao tema.

Destaque para a matéria "Candidatos locais respondem sobre participação política de jovens e estudantes", particularmente gostei da escolha da pergunta para questionar os candidatos. Claro que há outros tantos assuntos para serem debatidos, mas como o site é feito por acadêmicos, nada mais justo do que saber o que os candidatos pretendem para os jovens e estudantes. Aliás, gostei muito da forma interativa que a notícia foi postada, com a foto e resposta do candidato. Parabéns para a equipe do projeto que sempre está inovando nas postagens.

A notícia "Observatório realiza capacitação voluntária para expandir fiscalização de gastos", trouxe de uma forma bem didática o trabalho da entidade e como ser um voluntário. Outros destaques ficam por conta das matérias "Pedal noturno completa três anos e concentra, em média, 100 ciclistas no verão" e "Projeto em instituição ajuda crianças a desenvolverem habilidades teatrais", bem escritas e esclarecedoras. Parabéns aos repórteres!

Questionar

A matéria "'É como se esta parte do bairro não existisse', diz morador da Vila Peixoto", me chamou a atenção por praticamente o texto inteiro, “atacar” a Prefeitura na fala dos moradores e não trazer nenhuma resposta da Secretária de Obras ou de Planejamento da cidade. Entendo que há muitos lugares na cidade que tem problemas em ruas, mas a notícia não tem somente um lado. Procurar os representantes da Prefeitura é essencial para se obter uma resposta sobre os questionamentos dos moradores. Questionar o poder público, aliás, é um dever do jornalista.

Arquivo

Notei que em algumas matérias há o link 'Arquivo Comunitário', que traz notícias que já saíram no site que tem relação com o assunto atual. Em alguns textos não há esse link, peço para os repórteres, que façam um esforço em achar matérias para sempre linkar com o que está noticiando. É sempre bom saber o que já saiu no site, até para saber a evolução dos assuntos e problemas que foram noticiados.

Até a próxima semana!