Nos últimos dois meses, tenho cumprido uma dupla nobre missão como defensora dos leitores do Portal Comunitário. Dupla porque representar os leitores, por si só, já consiste em desafio e responsabilidade enormes: a cada coleção de textos, pensar o que o leitor poderia querer mais, de que maneira os textos atenderiam melhor a comunidade e os objetivos do próprio Portal, como provocar os repórteres a produzir cada vez com mais qualidade. Somada a isso, está a satisfação de tomar parte de um projeto tão bem estruturado de jornalismo comunitário, como é o Portal do Curso de Jornalismo da UEPG.

 

 

Ana Cristina Suzina

Em sete comentários produzidos, vi reportagens de muita qualidade, mostrando a vida das comunidades, das organizações, a relação entre os diversos atores que compõem e constroem a cidade de Ponta Grossa. Vi também muita provocação para a mudança de situações que afligem a população.

Como escrevi em um dos meus textos, a boa mescla entre denunciar aquilo que precisa ser transformado e anunciar as soluções que melhoram a vida. Apontei também lacunas, deficiências, pontos de melhoria, que devem, porém, ser pensados como características inerentes ao processo de aprendizagem dos estudantes que produzem as reportagens para o Portal Comunitário, dentro das práticas do Curso de Jornalismo da UEPG.

Estou segura de que o jornalismo comunitário contribuiu muito para a formação dos estudantes que fizeram parte do projeto no ano que passou. Eles olharam para a cidade, tomaram contato com as pessoas que fazem parte dela e esse processo deve influenciar muito a maneira como cada um vai desenvolver sua carreira.

Em um balanço destes meses, tenho certeza de que li muita coisa melhor do que o que é publicado em vários meios de comunicação que estão à venda em bancas das nossas cidades. Tudo isso me faz acreditar que o Portal Comunitário é uma contribuição concreta para Ponta Grossa, como meio de comunicação que reflete a vida do município, e também para outros cursos de jornalismo em qualquer parte do Brasil, por mostrar como abrir as portas da universidade para a comunidade e dar mais vida à produção acadêmica.

Com o fim do ano letivo, os comentários da Defensora do Leitor ficam suspensos por um tempo. Em 2011, retomo o trabalho com a nova turma de estudantes-repórteres. Até lá!

 

Ana Cristina Suzina é defensora do(a) leitor(a) do Portal Comunitário e responsável por comentários, críticas e sugestões sobre conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe do site. Na função de representante do(a) leitor(a), ela tem autonomia e liberdade para atuar no período de um ano, iniciado em 3 novembro de 2010.

Ana Cristina Suzina é pontagrossense, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1998. Atualmente reside em Bruxelas, na Bélgica, onde cursa mestrado na Universidade Católica de Louvain. Jornalista especializada em comunicação para o terceiro setor, trabalhou em organizações como Pastoral da Criança, Conselho Mundial da Água, Fórum Social Mundial, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Fundação Telefônica. É também voluntária em instituições e movimentos ligados à comunicação e à cidadania.

Blog pessoal: http://anasuzina.wordpress.com/