Com o visível crescimento das redes sociais, a informação de qualidade e de credibilidade passou a ser pensada com mais atenção

Quando se discute democratização da mídia, muitas ideias perpassam por toda a produção de conteúdo, tanto online quanto impresso. Recentemente, o movimento, realizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), alertou as mídias brasileiras sobre uma atenção importante à recepção do conteúdo publicado.

 

Isso ultrapassa até mesmo o que tem sido produzido pelo jornalismo, levando em consideração o uso de recursos de marketing e de publicidade. Segundo um dos decretos de concessões do FNDC, “conclui-se que o Serviço de Comunicação Multimídia não tem a possibilidade de gerar conteúdo de radiodifusão, o que decorre da sua sistemática de funcionamento e que o dever de fiscalizar a prestação dos serviços é inerente à função da Anatel de órgão regulador”.

O Comunica Campos Gerais, evento realizado no último dia 24 de outubro no espaço cultural da Unimed, por um grupo de publicitários de Ponta Grossa, abordou diversas medidas a serem tomadas pelos novos profissionais de comunicação.

O palestrante Junior Migliorini destacou em sua fala que, a partir desse novo cenário, as empresas precisam se reinventar cada vez mais, senão elas não funcionarão na demanda que têm sido procuradas pelo público.

 

Jefferson de Souza, diretor de jornalismo da RPCTV, acentuou que a credibilidade tem sido um fator cada vez mais prezado na hora de um telespectador procurar por um conteúdo que realmente o interesse.

 

O diretor de jornalismo da RPCTV ressaltou que o zelo por essa credibilidade tem que estar presente em todas as produções, uma vez que hoje em dia tudo pode virar notícia em uma velocidade muito rápida.

Outro ponto discutido por Souza foi a checagem do material. “Um vídeo pode viralizar na internet em questão de segundos, só que a gente precisa ter certeza de que aquilo realmente aconteceu e não é montagem ou se foi realmente produzido no lugar onde o autor alega ter sido”

Novos meios de comunicação e diversidades na produção de conteúdo para internet

Redes sociais possibilitam uma nova maneira de produzir conteúdo na internet