Para diminuir os problemas estruturais dentro das comunidades as associações de moradores buscam obter parcerias com grupos voltados ao esporte, como é o caso do Parque Tarobá e o Grupo Munzenza Capoeira de Ponta Grossa. Há cinco anos aulas de capoeira são ministradas pelo Diretor de Esporte da Associação com a ajuda de um mestre em capoeira, as classes, que já atingiram a frequência de 110 alunos em um de seus períodos, são voltadas a um objetivo muito forte dentro de seus ensinamentos: a responsabilidade.

Essa falta de estrutura em escolas e espaços para a recreação é uma forte tendência para a inserção no mundo das drogas e o mau comportamento, isso acaba afetando o desenvolvimento psicoemocional da criança e do adolescente. O índice de criminalidade em bairros muito afastados dos centros das grandes cidades tem crescido consideravelmente de uns anos pra cá, em 2014 um relatório do Índice de Progresso Social mostrou que de 132 países, o Brasil é o 11º mais inseguro do mundo.

A prática de esportes surge como uma alternativa não só de ajudar em um bom desempenho à saúde, como também no caráter do praticante. Um dos alunos mais antigos do projeto, que entrou depois de muitas brigas e fugas de casa, acaba por comprovar essa teoria. Depois que passou a assistir as aulas se distancia cada vez mais dos vícios e também sente uma considerável mudança de comportamento, sonhando até em ser professor um dia.