Instituições de Ponta Grossa oferecem atividades personalizadas para pessoas com deficiência, buscando integrar família e escola

Turmas de estimulação essencial são formadas por, no máximo, quatro alunos para garantir amplo desenvolvimento físico, motor e mental.

 

Escolas voltadas para o ensino de alunos com deficiência ainda são alvos de preconceito. Na grande maioria das vezes, pelo desconhecimento de como é desenvolvido o ensino. Pensando nisso, entidades como a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizam eventos ao longo do ano que oportunizam à comunidade conhecer os conteúdos e trabalhos realizados.

Para viabilizar acesso ao conhecimento, projeto de extensão da UEPG ‘Geodiversidade na Educação’ desenvolve kit portátil de mineralogia

Um instrumento que desperta nas crianças o interesse sobre Geografia, mais especialmente mineralogia e geologia. esse é o ‘Mini Laboratório Portátil de Mineralogia’, um kit composto por amostras de minerais e ferramentas que auxiliam na identificação dos mesmos.

Movimento Estudantil para o trânsito no Centro da cidade em protesto contra as atuais imposições do governo

Além de faixas contra a atual gestão do governo do Estado, os estudantes colocaram os nomes dos colégios como apoio ao ato. (Foto: Ana Bitencourt Maravieski)

Alunos de diversas escolas estaduais saíram às ruas nesta quarta-feira, dia 05, em manifestação contra a reformulação do Ensino Médio, a PEC 241 e contra a lei da mordaça. A organização foi organizada pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umesp), através das redes sociais. Após passeata pela Avenida Vicente Machado, que barrou o trânsito, o grupo de manifestantes seguiu para a Estação Saudade onde foram realizadas apresentações artísticas.

Leandro Karnal, um dos intelectuais de maior destaque, atualmente, no Brasil, reuniu cerca de 700 pessoas na UTFPR - Foto: José Tramontin

Cerca de 700 pessoas lotaram, na quarta-feira, dia 24, o auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Um dos intelectuais de maior destaque, atualmente, no Brasil, Leandro Karnal realizou palestra com o tema “Conversando sobre ética nas corporações”. Com tom descontraído, o historiador reforçou a discussão sobre o papel dos valores éticos nos dias atuais.

Especialistas defendem a importância do debate sobre o projeto Escola Sem Partido e da promoção de ações em estabelecimentos carcerários e hospitais

A imagem mostra uma mulher em frente a uma estante com um livro nas mãos

O evento se espalhou por toda a universidade: nos corredores foram colocadas estantes com livros e exposições de fotos

 O debate sobre 'educação social' movimentou o Campus Central da UEPG, na última semana, com oficinas, palestras e apresentação de trabalhos. Pesquisadores defenderam a importância do tema para o desenvolvimento social de Ponta Grossa, destacando ações para atender indivíduos em situações de vulnerabilidade. Estudiosos acreditam ser necessária a reforma curricular para aproximar a formação das licenciaturas e do curso de Pedagogia das demandas atuais da sociedade.