Leandro Karnal, um dos intelectuais de maior destaque, atualmente, no Brasil, reuniu cerca de 700 pessoas na UTFPR - Foto: José Tramontin

Cerca de 700 pessoas lotaram, na quarta-feira, dia 24, o auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Um dos intelectuais de maior destaque, atualmente, no Brasil, Leandro Karnal realizou palestra com o tema “Conversando sobre ética nas corporações”. Com tom descontraído, o historiador reforçou a discussão sobre o papel dos valores éticos nos dias atuais.

 

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), o professor da Unicamp trouxe uma reflexão acerca do campo ético diante de assuntos que envolvem o atual momento político do Brasil, além de estender a discussão do tema para a perspectiva das relações familiares, sociais e profissionais.

O especialista explica que a ética é um processo de aprendizagem. “Ética envolve consciência, é adquirida pelo hábito, exige um processo de ensinamento.” Em relação ao setor profissional, Karnal afirmou que as empresas, atualmente, têm valorizado as questões éticas.

Em relação ao setor profissional, Karnal afirmou que as empresas atualmente tem valorizado mais os valores éticos. Segundo o especialista, a fórmula “ Ética + Sucesso” aponta para empresas sustentáveis. “Atualmente, a ética dá lucro. Hoje, a ética está nas planilhas de Excel”, afirma.

A palestra com o historiador foi promovida pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). O organizador do evento, Sérgio Ditkun, comenta que a iniciativa surgiu a partir do contexto atual do país. “Buscamos trazer o Karnal para incentivar a comunidade a fazer novas reflexões”, afirma.

A palestra supriu as expectativas da pedagoga Neuzita de Paula. “ As reflexões abordadas, na palestra, são uma forma de repensar a sociedade com um olhar mais esperançoso e otimista”, comenta.

 

 

Salvar