Em relação à última eleição, o município registra 14 candidatos a mais impedidos de prosseguir na corrida eleitoral

Forum Eleitoral de Ponta Grossa
O Fórum eleitoral de Ponta Grossa foi responsável pela análise dos documentos de candidatura (Foto: Divulgação)
 
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos  521 candidatos matriculados na disputa pelo Poder Legislativo em Ponta Grossa, 28 tiveram a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. 
 
Os motivos de inelegibilidade apresentados online pela Justiça Eleitoral são diversos, o que inclui erros na apresentação documental por parte dos partidos, o fato de o candidato não ter votado em alguma eleição anterior sem justificar o voto, ou ter o nome relacionado a algum processo judicial em trâmite. 
 
O TSE estabeleceu que para a participação nas eleições de 2016 os candidatos deveriam, até 2 de outubro de 2015, ter registrado seu estatuto no TSE. E, até a data da convenção estabelecida, o documento deveria estar registrado no órgão de direção constituído no município e devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral competente. 
 
Um exemplo é o de Selma Schons, candidata pelo Partido do Trabalhador (PT). Uma falha na apresentação da documentação obrigatória levou à impugnação da candidatura. A assessoria da candidata, que já cumpriu dois mandatos no Legislativo Municipal, explica que a impugnação ocorreu por um erro do partido que não encaminhou a ficha de filiação de Selma ao Fórum.
 
“O partido recorreu da decisão, mas foi indeferido. Agora, o processo foi para segunda instância, em Curitiba. Nesse ponto, estamos otimistas, já que não foi um erro da candidata”, destaca a assessoria.
 
Além de Selma, outros 27 candidatos tiveram suas candidaturas indeferidas em Ponta Grossa. Segundo o TSE, o partido que lidera em números candidatos com candidatura indeferida é o Partido Verde (PV). Os índices de impugnação subiram tendo em vista que, em 2012, apenas 13 candidatos ao cargo de vereador e um candidato a prefeito foram impugnados. 
 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar