Além de eleger presidente e governador, as eleições deste ano também escolherão os novos senadores, deputados federais e estaduais.

 

Os cinco candidatos indicados pelas pesquisas com intenção de voto abaixo do 1% expõe sua opinião sobre a monopolização da mídia pelos três candidatos com maiores indices  de intenção de votos. A exclusão do candidato Rodrigo Tomazini (PSTU) do debate da RPC divide opiniões.*

 Entre os dias 19 de agosto a 24 de outubro, os canais e emissoras de TV e rádio em sinal aberto são obrigados a veicular o horário gratuito de propaganda eleitoral. O espaço é divulgado sem custos para partidos e políticos que disputam as eleições, enquanto as empresas de comunicação têm a quantia descontada nos impostos pagos.

O artigo 43 da Lei 9.504/1977 permite que os candidatos veiculem até 10 anúncios em empresas privadas de comunicação durante o pleito, para que façam propagandas de suas propostas. Alguns jornais em Ponta Grossa oferecem tabela de preços para venda deste espaço de divulgação.

Como uma forma de incentivar o voto por jovens de 16 a 18 anos – considerada uma faixa etária de participação não obrigatória nas eleições –, o Tribunal Superior Eleitoral lançou a campanha “Vem pra urna” na mídia nacional. A iniciativa busca tanto estimular a participação quanto o voto consciente. Em Ponta Grossa, a participação dos jovens é menor em relação às últimas eleições em 2012.