fretistas-08-05-11O campeonato, que acontece desde março, foi encerrado na última quinta-feira, dia 05, na sede Campestre do Sindicato dos Metalúrgicos. A premiação oficial ocorrerá no dia 11 de junho, com um jantar de confraternização.




 

Os trabalhadores do posto Rio Branco foram os campeões do 3° Campeonato dos Frentistas. Os jogos de futsal são organizados pelo Sindicato dos Frentistas de Ponta Grossa.

Para o campeonato, o sindicato tem gastos com aluguel da sede Campestre, contratação de dois árbitros e premiação. Os frentistas sindicalizados pagam 20 reais por mês e têm como retorno eventos de entretenimento.

A primeira rodada do campeonato teve duração de um mês, com início em março. O presidente do sindicato, Jacir dos Santos, afirma a importância dos jogos para a integração e lazer dos trabalhadores.

Dos 72 postos com trabalhadores sindicalizados, 16 participaram dos jogos. Jacir dos Santos explica que não é possível que todos participem devido ao horário de funcionamento dos postos.

“É uma pena que todos não possam participar. Muitos frentistas são escalados para trabalhar no horário em que ocorrem os jogos”.

A final do campeonato definiu os quatro primeiros lugares. Os times dos postos Juninho e Locatelli decidiram a semi-final. O vencedor do terceiro lugar foi o Locatelli, que ganhou de 3X1 nos pênaltis. O primeiro lugar foi ocupado pelo bicampeão Rio Branco, que fez dois gols contra o Florence.

Para os trabalhadores, participar do campeonato é uma forma de gerar união entre eles. O frentista Elton Juliano de Oliveira destaca a importância dos jogos. “A gente paga o sindicato o ano todo e eles retribuem com o campeonato. É muito bom”, diz.

Diego Vinícius Bravos afirma que, mesmo sendo um evento para diversão os jogadores, levam o campeonato a sério. “Nós montamos um time para brincar e nos surpreendemos com os passos dos jogadores. Entramos na quadra para ganhar”.

O troféu foi entregue aos vencedores logo após o término dos jogos, apenas para comemorar simbolicamente. A premiação oficial ocorrerá no dia 11 de junho com um jantar de confraternização dos frentistas, onde também será realizada a entrega oficial dos troféus.