O preconceito acontece na própria comunidade LGBT

Farrá e Denise, integrantes do Grupor Renascer, que compartilharam suas histórias com a equipe do Portal Comunitário

O Portal Comunitário acompanha as atividades do Grupo Renascer, que dá apoio à comunidade LGBT, em Ponta Grossa. Desde que comecei a cobrir a instituição, algumas personagens sempre me chamaram a atenção. Um dos desafios postos, no começo do ano letivo de 2016, pela disciplina Redação Jornalística, foi a execução de um texto em gênero perfil.

Direito ao uso do nome social no cartão do SUS: em Ponta Grossa, sem cirurgia de readequação de sexo, não é possível alterar documentos

 

A campanha para alteração do nome social no cartão SUS foi custeada pelo Grupo Renascer

 

Durante o mês de julho, o Grupo Renascer custeou uma campanha para divulgar o direito de travestis e transexuais terem o cartão nacional de saúde com o nome social.

“Muitas das pedras que eu recebo, eu acabo atirando no outro”, comenta o estagiário de psicologia do Renascer

O Grupo Renascer realiza sessões de terapias de grupo na última sexta-feira de cada mês, na sede da instituição. No último dia 30, o tema da conversa foi “Refletindo sobre o próprio preconceito”. A atividade foi guiada pelo estudante de Psicologia e estagiário na ONG, Lucas Küller, e pela psicóloga da instituição, Ana Paula Souza Santin, que também desenvolve o trabalho de terapia individual com os integrantes do Grupo Renascer.

Debora Lee fez o cartão SUS no ano passado em João Pessoa, na Paraíba.

Desde julho o Grupo Renascer realiza, em Ponta Grossa, uma campanha para a utilização do nome social no Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como cartão SUS. A Secretaria Municipal de Saúde começou a participar da campanha, no dia 12 do mês passado. O intuito é divulgar os direitos dos travestis e dos transexuais de serem atendidos usando o nome social.

O XiV Seminário de Diversidade Sexual aconteceu no dia 17 de maio, em Ponta Grossa

Na noite de 17 de maio, para referenciar o Dia Internacional de Luta contra Homofobia, o Grupo Renascer promoveu o XIV Seminário da Diversidade Sexual. O evento foi realizado em junção com o XIII Fórum de Direitos Humanos, que tinha como tema: “Família e Religiosidade: Nós temos direito”, no Cine Teatro Ópera.