Imprimir


altSemanalmente o Grupo Renascer vai às ruas para levar preservativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis até mulheres, homossexuais e travestis que exercem a prostituição no centro de Ponta Grossa. O trabalho acontece há mais de seis anos.

 

Todas as segundas-feiras à noite, o Grupo Renascer distribui gratuitamente preservativos e géis para prostitutas, homossexuais e travestis que trabalham nas ruas do centro de Ponta Grossa.

A iniciativa da ONG existe há mais de seis anos e funciona através de uma parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza o material. “Distribuímos cerca de 250 camisinhas em cada abordagem de segunda-feira”, diz Gláucia, travesti membro do Renascer.

A encarregada da tarefa conta que é sempre bem recebida pelas meninas e meninos que trabalham nas ruas. Além disso, considera que o trabalho de orientação de prevenção e apoio a este público dá certo, porque é feito como em uma relação de amizade. “Eu chego e converso, dou atenção, pergunto se está tudo bem e vamos sendo amigas”, afirma Gláucia.

Desta forma, o Grupo Renascer não só incentiva a prevenção, mas também orienta sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. O trabalho de distribuição de camisinhas também funciona na sede da ONG, onde qualquer prostituta, travesti e homossexual pode se cadastrar e buscar periodicamente o material.
 
Sílvio, homossexual que participa da iniciativa, admira a maneira que a ONG desempenha sua função social. “Eu tenho que dar os parabéns ao trabalho deles, porque é um trabalho difícil, mas que está sendo cumprido muito bem”, diz.      renascerabordagem2.jpg
    

Os interessados no trabalho do Grupo Renascer, ou que quiserem participar deste projeto, podem visitar a sede da ONG, que fica na Rua Bittencourt Sampaio, nº 283, no bairro Nova Rússia.

alt

Acessos: 2989