Representante da entidade, Denise Dornelles realiza performance de encerramento no evento de Capacitação em Sexualidade, Identidade de Gênero e Diferentes Marcadores Sociais no Atendimento Ético da Saúde.

 

Na sexta-feira, 31 de agosto, a travesti que faz parte do grupo voltado para a defesa dos direitos do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) de Ponta Grossa interpretou uma música de Celine Dion no encerramento do encontro sobre Capacitação em Sexualidade, Identidade de Gênero e Diferentes Marcadores Sociais no Atendimento Ético da Saúde. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no auditório da Associação Brasileira de Odontologia.

A performance da música “I'm alive” concluiu a capacitação para profissionais da área da saúde. “O objetivo do evento é discutir sobre as expressões de sexualidades, gêneros e relacioná-los com outros marcadores sociais dentro do setor público da Saúde”, explica o enfermeiro e  organizador do encontro, Diego Osmar Rodrigues.

A organização do evento convidou o Grupo Renascer para que trouxesse uma apresentação a fim de divulgar o trabalho da entidade para os espectadores. O seminário de capacitação para a classe de profissionais da saúde que lidam com questões relacionadas ao preconceito contra travestis e homossexuais envolve a atuação do grupo na cidade.

Quem realizou as palestras foi o professor de psicologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Márcio Neman, que já realizou outras duas palestras voltadas para a temática de gênero e sexualidade em parceria com o Grupo Renascer em Ponta Grossa. “Não há garantia de respeito por pessoas que trabalham na área da saúde sobre essa multiplicidade de gênero por conta do desconhecimento, por isso realizamos esse encontro”, explica Neman, que trabalha com estudos de gênero há 10 anos.

Denise Dornelles, que também trabalha como cabeleireira no Instituto de Beleza do Grupo Renascer, falou sobre a expectativa de se apresentar no evento. “Sempre há uma timidez em relação ao palco, mas é muito boa a oportunidade de estar lá para mostrar a nossa entidade”, comenta.

O Grupo Renascer também realiza reuniões mensais para debater assuntos de relevância para as travestis. A sede da entidade fica na Rua Coronel Bittencourt, nº 283, no bairro Nova Rússia.

altalt