O Grupo Renascer se tornou referência nos Campos Gerais por ser a única entidade da região que atende LGBTT’s. A entidade oferece serviços de assistência social, psicológica, jurídica, estética e promove um trabalho de conscientização da comunidade.

Entidade encaminha para serviços médicos, psicológicos e jurídicos

Atividades em escolas buscam reduzir o preconceito

Editorial: A luta pelo renascer de uma sociedade


Apesar de o foco da instituição ser os homossexuais, os serviços podem ser usufruídos por toda comunidade. O salão de beleza conta com 4 cabeleireiras formadas, esteticistas e manicure. 

“Trabalhamos a auto-estima da nossa população”, diz Débora Lee, ex-presidente da entidade que agora trabalha como voluntária na sede. O salão funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os cortes gratuitos são feitos somente na sexta-feira para pessoas mais carentes da comunidade. 

Na parte de assistência social, o Renascer promove campanhas para o teste rápido de HIV e exames do colo de útero. Também faz encaminhamento de solicitações de aposentadoria e auxílio doença. Débora explica que a entidade faz todo tipo de encaminhamentos relacionados à saúde e educação. 

O grupo faz abordagens de rua para saber as dificuldades das garotas de programa e atuar na garantia de direitos, prevenção de doenças etc. 

“Se a pessoa precisa de algum tipo de serviço, os voluntários anotam e trazem até a instituição, e então é feito o encaminhamento para o serviço que se está precisando”, explica Fernanda, assistente social no Renascer.

Uma vez por mês, é realizada uma reunião de grupo, que traz discussões sobre as demandas e dificuldades que vêm dos próprios homossexuais. O objetivo é trabalhar também a conscientização para melhorar a qualidade de vida dessa população. 

Somente uma funcionária é contratada pela entidade. Todo o trabalho realizado depende de voluntários. E não é pouco trabalho: o Renascer atende cerca de 100 a 150 pessoas por mês. 

Próximo bloco: Entidade encaminha para serviços médicos, psicológicos e jurídicos

Arquivo comunitário:

 14/10/2008 - Grupo Renascer distribui preservativos nas ruas de Ponta Grossa