Realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Curso chega a Ponta Grossa abordando temas como inclusão e respeito a homossexuais, direitos humanos, cidadania e história do movimento LGBT.

 O curso gratuito faz parte da agenda da Secretária de Direitos Humanos do Governo Federal e chega ao Paraná através do Centro Paranaense da Cidadania (CEPAC). O objetivo do projeto é capacitar pessoas para trabalhar como formadores de opinião, gestores e defensores públicos de direitos humanos.

Além da capacitação o curso objetiva o combate a homofobia e o incentivo ao respeito com homoafetivos e discute as legislações pró-LGBT. Segundo Lorena Bianca, presidente da comissão, a intenção dos trabalhos é atingir a base da sociedade, visando uma melhoria futura. “esperamos atingir a área da educação, da saúde. Assim as pessoas passam a respeitar e cria-se uma cultura do respeito. Hoje todos tem de cumprir com os deveres, mas os gays, lésbicas e transexuais não tem os direitos assegurados”, explica Lorena.

Diferente de Curitiba, onde o curso será realizado durante todo o mês de novembro, o curso aconteceu apenas nos dias 7 e 8 na sede da OAB/Ponta Grossa, com limitação de 30 vagas em turma única. Toni Reis, palestrante e um dos apoiadores do movimento LGBT brasileiro, o curso ajuda a construir melhores estratégias de divulgação do movimentos LGBT. “O objetivo principal é que todo esse conteúdo seja multiplicado, pra podermos montar uma rede de respeito em todos os espaços da sociedade”, destaca Reis.

Uma nova edição do curso para jovens formadores de opinião foi marcado para Março de 2014, com carga horária de 40 horas. Existe também um projeto para trazer um curso de especialização em Diversidade Sexual para as universidades de Ponta Grossa.

Arquivo Comunitário: 12/06/13 - Renascer promove encontro para celebrar o Dia Internacional Contra a Homofobia