Os usuários do Grupo Renascer, responsável pela mobilização e assistência social da comunidade LGBT dos Campos Gerais, participam e ajudam a promover cerca de 10 cursos de capacitação no ano, para melhor atender às demandas sociais da população.

Em relatório recentemente divulgado pela Organização das Nações Unidas, o número de contaminados pelo vírus da Aids em Ponta Grossa nos últimos três anos chega a 250. Hoje são 990 adultos que passam pelo tratamento na cidade, sendo que os homens na faixa de 30 a 49 anos de idade são a maioria.

O combate a doenças sexualmente transmissíveis é um dos principais temas dos cursos frequentados por membros e usuários da ONG Renascer, que busca a capacitação como forma de obter conhecimentos e transmiti-los à população.

Além da prevenção de DSTs, a maioria dos cursos também aborda os temas de redução de danos e direitos humanos. De acordo com a assistente social Fernanda de Almeida, a ONG se envolve em aproximadamente dez capacitações por ano. Pelo menos uma delas é realizada na própria sede da organização.

A agente social Débora Lee explica que a frequência das capacitações depende das parcerias que, geralmente, são firmadas com outras instituições parceiras e com o próprio Ministério da Saúde. Como exemplo, no mês de julho o Renascer sediou o primeiro módulo do 5º Ciclo do Projeto Vozes Para a Transformação, em parceria com o Transgrupo Marcela Prado.

Para o vice presidente da ONG, Ulisses Massinhan, com os cursos e o atendimento social, psicológico e jurídico prestado, a ideia é que o Renascer seja um centro de referência para atender a comunidade. “Muitas vezes, a pessoa precisa e não sabe que tem o serviço disponível”, explica.

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, Ulisses esteve presente no curso de capacitação do projeto Espaço Paranaense da Diversidade LGBT, em Curitiba. Um evento que objetiva “contribuir para a mobilização e qualificar a participação da comunidade LGBT do Paraná nas políticas públicas de saúde voltadas ao enfrentamento das DST, HIV/aids e hepatites virais”.

Arquivo comunitário
04/12/2013 - Comissão da Diversidade Sexual realiza curso de Agentes da Cidadania LGBT